Concursos e Seletivos

Abertas inscrições para curso gratuito de Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos do IFMA

Serão ofertadas 800 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas no site do IFMA até o dia 27 de julho.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – Prosseguem abertas até o dia 27 de julho, as inscrições para o processo seletivo simplificado que visa preencher 800 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para o curso de qualificação profissional de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos na modalidade EAD.

 As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do IFMA. O processo seletivo será realizado por sorteio eletrônico. Acesse aqui o edital.

O curso faz parte de pactuação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) durante o estado de calamidade pública da Covid-19.

A capacitação será ofertada de forma conjunta, pelos campi São Luís Monte Castelo e São José de Ribamar. As aulas, à distância, tem previsão de serem iniciadas em agosto com encerramento em janeiro do próximo ano.

Do total das vagas, serão reservadas 5 % para pessoas com deficiência; 5 % para indígenas; e 20% para cotas raciais.

Os candidatos devem ter, no mínimo, 15 (quinze) anos de idade e possuir, no mínimo, o Ensino Médio completo ou o estar cursando. O candidato também precisa ter acesso a equipamentos (computador ou notebook) que permitam acompanhar o curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Sobre o curso

No edital, o IFMA, justifica a escolha de cursos deste eixo, também, pelo fato do município de São José de Ribamar e o município de São Luís estarem incluídos na primeira etapa do programa federal Cidades Digitais.

O Programa Cidades Digitais foi instituído por meio da Portaria Nº 376, de 19 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial da União em 22 de agosto de 2011 e, de acordo com a portaria, as Cidades Digitais são definidas como redes digitais locais de comunicação nos municípios brasileiros, voltadas para a inclusão digital. O objetivo é estabelecer uma política contínua e efetiva que integre outras ações de inclusão digital e que seja sustentável ao longo do tempo.

Colabora com esse momento o perfil atual dos jovens brasileiros idade entre 12 e 19 anos, a chamada “Geração Z”, que corresponde a 18% da população. Essa geração corresponde àquela geração nascida desde o início da década de 1980 e final da década de 1990, no momento que se inicia a grande explosão tecnológica.(Foto:Assessoria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *