Audiência pública na Câmara discute sobre Centro de Perícias Técnicas para Crianças

A audiência pública está prevista para começar às 8h30 e é aberta a comunidade.

Maranhão Noticias

IMPERATRIZ – Será realizada nesta terça-feira (27), a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores uma audiência pública para tratar sobre a necessidade de criação de um Centro de Perícias Técnicas para atendimento de crianças vítimas abuso e violência sexual. A Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Imperatriz e o Ministério Público puxaram as discussões sobre o assunto.

A presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Mellado explicou que a existência do Centro em Imperatriz é muito importante para dar mais dignidade às crianças e adolescentes vítimas de qualquer abuso e violência sexual.

“Em 2017 foram mais de 330 casos em Imperatriz de violência e abuso sexual contra as crianças, o que se você colocar isso em parâmetro é quase um por dia, isso os registrados. Então é importante para agilizar os atendimentos e por garantir atendimento digno às crianças e também na prisão do criminoso”, argumento Elisangela Mellado.

Na audiência, a Comissão da OAB e o MP vão fazer a solicitação da criação do Centro. A próximo passo será a juntada de documentos para formalização da solicitação junto ao Governo do Estado.

O promotor Alenilton Santos lembrou a existência do Centro da Criança em São Luís foi importante para a reivindicação para Imperatriz. E lembrou que atualmente as crianças são atendidas no IML de Imperatriz junto com as vítimas adultas, o que dificulta uma escuta da criança e um atendimento diferenciado.

O Centro de São Luis é fruto de uma condenação do Estado pela Organização dos Estados Americanos (OAA) pelo caso que ficou conhecido como “Os meninos emasculados do Maranhão”.  ( Foto: Arquivo).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *