Campanha de prevenção as hepatites virais incentiva testes rápidos em Imperatriz

O teste rápido consiste é um pequeno furo no dedo e após 30 minutos é divulgado o resultado, que em caso de positivo o paciente já inicia o tratamento.

Maranhão Noticias com informações da assessoria 

IMPERATRIZ – O Município de Imperatriz aderiu a 3ª Semana Estadual de Combate as Hepatites Virais, ocasião em que oferece testes rápidos para detectar a doença e tratamento.

Equipes do Programa de Combate as Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, estão realizando atendimentos itinerantes com testes rápidos como aconteceu nesta terça-feira, 14, no Centro Pop, na rua Coronel Manoel Bandeira, setor Beira Rio. “Nesta ação fazemos uma coleta, apenas um furo no dedo que colhe um quantitativo muito pequeno de sangue, para dois exames e os resultados saem em trinta minutos”, disse a coordenadora do programa, Lusivânia Sousa Ubirajara.

Em caso de o resultado ser positivo para a doença, o paciente passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar e tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS. O mesmo teste disponibilizado nos atendimentos itinerantes durante a semana são oferecidos regularmente na sede do programa, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, pela manhã e tarde. Algumas Unidades Básicas de Saúde, UBS, também, disponibilizam os testes.

O que são hepatites virais

As hepatites são uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por cinco vírus principais que são eles: “A”, “B”,”C”,’’D” e “E”. Os mais perigosos e mais frequentes são os vírus “B” e “C” porque podem desencadear cirrose e câncer no fígado.

Em muitos dos casos a pessoa pode ter a doença, mas não manifesta os sintomas mas, quando os sintomas surgem os mais comuns pele e olhos amarelados, febre e cansaço. De acordo com Lusivânia Ubirajara, a pessoa pode passar até 20 anos com a doença sem saber, razão pela qual ela reforça a importância de se fazer a testagem todos os anos.

Programação

Nesta quarta-feira, 15 de maio, atendimentos no CRAM, na Rua Sousa Lima, 54, entre as ruas Rui Barbosa e Urbano Santos;

Dia 16 de maio, Penitenciária Regional de Imperatriz, no bairro Itamar Guará.(Foto: Assesoria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *