Começa nesta segunda,a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em São Luís

As atividades serão desenvolvidas nas 54 unidades de saúde de São Luís, a partir desta segunda-feira(22).

Maranhão Notícias com informações da assessoria

SÃO LUÍS – Começa nesta segunda-feira (22), em São Luís, a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Durante o período, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover atividades educativas e procedimentos em 54 unidades de saúde voltados às pessoas que, mesmo sem sintomas aparentes, apresentam alterações na pressão arterial.

Serão disponibilizadas consultas, orientações e, em casos necessários, distribuição de medicamentos de controle da doença.

A ação educativa consistirá na distribuição de folders aos pacientes.

A programação terá o “Dia D” na quarta-feira (24), no Centro de Saúde Paulo Ramos (Centro), das 8h às 17h, com ampla participação de servidores do órgão.

Após receber atendimento nas unidades, o paciente responderá a um questionário que servirá para monitoramento desta pessoa futuramente.

As unidades, também, disponibilizarão profissionais para aferir a pressão, dar o diagnóstico e, nos casos de constatação de alterações na pressão arterial, iniciar o tratamento, segundo garantiu a coordenadora de Saúde do Adulto da Semus, Kardene Rodrigues.

Histórico de Hipertensão arterial

Pelos dados do E-SUS, em  2018 foram atendidos individualmente, nas unidades básicas municipais, 65.171 pessoas com problemas relativos à hipertensão arterial. De janeiro deste ano a 31 de março já haviam sido feitos 13.612 atendimentos voltados para diagnóstico de hipertensão. A ação contra a hipertensão arterial é um programa implementado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr.(Foto: Assessoria-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *