Emoção encerra VII Congresso de Formação dos Frades Capuchinhos da Província Maranhão, Pará e Amapá

O evento inédito foi realizado do dia 1º ao dia 5 de julho em Imperatriz com 80 frades em várias etapas de formação. 

 

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Emoção e fé marcaram a missa especial de encerramento do VII Congresso de Formação dos Frades Capuchinhos da Província dos Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Cuba celebrada na sexta-feira(5), na paróquia de São Francisco, em Imperatriz. O encontro inédito sediado em Imperatriz objetivou o estudo e mudanças ao Racio Informacione, documento que organiza a formação dos frades Capuchinhos no mundo e homenagear a cidade.

Um dos momentos mais marcantes da celebração foi a mini-procissão dos frades no interior da igreja levando a imagem de São Francisco, principal referência dos religiosos.

Além de frades, outros religiosos e paroquianos assistiram e missa que encerrou o encontro histórico dos frades em Imperatriz.

Durante uma semana, 80 frades estiveram reunidos numa chácara no Povoado Bananal, em Governador Edison Lobão num retiro espiritual com palestras, estudos bíblicos e reflexões para realizarem as adaptações necessárias ao documento.

“Este congresso é de grande importância para a vida da província porque congregamos nesta semana todos nossos formandos, de todas as etapas da formação, e um momento para estudar um tema específico que trata de nossa vida e espiritualidade”, explicou o frei Silvio liderança provincial.

O documento em questão rege a vida dos Frades Capuchinhos no mundo e em encontros como esse ocorrem analises e adaptações as culturais regionais.

Frei Silvio fez questão de destacar durante o encontro que Imperatriz é uma cidade muito importante que teve grande atuação dos frades Capuchinhos, com ações evangelísticas marcantes como a construção da igreja de São Francisco, uma das mais antigas e visitadas.

História

A ligação de Imperatriz com a Igreja Católica é histórica. A segunda maior cidade do Maranhão, que completa 167 anos de fundação no dia 16 de julho deste ano foi fundada por um frade, o Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, que era da Ordem dos Frades Carmelitas do Estado da Bahia.

(Fotos e vídeo: João Maurício Martins-Divulgação).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *