Fies mantém tradição de procissões no encerramento do festejo de Santa Teresa D´Àvila

Foram dez dias de festejo que mobilizaram os católicos de Imperatriz, segunda maior cidade do Estado.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Milhares de fies participaram das procissões fluvial e terrestre que marcaram o encerramento da 166ª edição do Festejo de Santa Teresa D´Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz. As procissões foram no período da tarde/noite desse feriado de 15 de outubro, dia da padroeira.

Como ocorre todos os anos, a imagem da santa foi levada, pela manhã, em carreata da igreja matriz para o Náutico Club, de onde seguiu em procissão de barcos pelo Rio Tocantins, até o Porto das Balsas, onde uma multidão a aguardava para a procissão à pé.

Fies fazem procissão tradicional de Santa Teresa D´Ávila.( Foto: Joãozinho Cezar-Dvulgação).

Demonstrações de fé e devoção a Santa Teresa foram percebidas durante o trajeto da procissão, sendo as mais comuns, de pessoas descalças ou com crianças vestidas de anjos. Foram percorridas várias ruas do setor Beira-Rio e Centro até a chegada a igreja matriz e celebração de uma missa campal. Todo o pátio e arredores da igreja localizada na Avenida Frei Manoel Procópio ficaram lotados de fies de todas as idades.

Histórico

A santa de origem espanhola passou a ser padroeira de Imperatriz com a chegada de Frei Manoel Procópio, por ocasião da fundação da cidade. Ele era devoto da santa, que ficou conhecida por promover reformas em Carmelos da Espanha e ser considerada doutora da Igreja. ( Fotos: Joãozinho Cezar-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *