Gilberto Freire se diz “marinheiro de primeira viagem”ao assumir cadeira na AIL

Muito conhecido e atuante na área educacional e cultural, o professor Gilberto Freire de Sant´Anna assumiu a Cadeira nº 23 da Academia Imperatrizense de Letras(AIL).  

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – O professor, pesquisador e produtor cultural Gilberto Freire de Sant´Anna se comparou a um “marinheiro de primeira viagem” encantado e embriagado por Chico Buarque e Zeca Tocantins, durante solenidade de posse na Academia Imperarizense de Letras (AIL). Gilberto Freire ocupa a Cadeira nº 23 que tinha como fundador o professor de língua portuguesa Arnaldo Monteiro dos Santos, que morreu no início do ano.

Prestigiaram a solenidade de posse ocorrida no dia 31 de agosto na AIL, alunos e colegas de Gilberto Freire na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), além da viúva de Arnaldo Monteiro, dona Edna dos Santos.

O novo acadêmico foi saudado pelo presidente Trajano Neto, em nome de todos os presentes e foi homenageado com uma peça teatral e música do instrumentista Heury Ferr. Gilberto Freire atuou no teatro como ator, fundado do Grupo Literário de Imperatriz (GRULI).

O presidente designou para receber Gilberto Freire os acadêmicos Ribamar Silva e Liratelma Alves Cerqueira. O primeiro fez menção à sua ativista cultural, enquanto Liratelma destacou o seu trabalho como professor de língua na antiga UEMA, atualmente UemaSul.

Gilberto Freire fez questão de ressaltar sua alegria em assumir o leme da embarcação que foi conduzida pelo saudoso e querido professor Arnaldo Monteiro, que definiu como sendo um “um irriqueto aventureiro, pesquisador e estudioso das águas revoltas da nossa língua materna, e que no traçar das palavras, se esmerou na labuta de fazer arte como cronista, contista, poeta de um caudaloso rio nosso”. ( Foto: Marcos Fábio-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *