Entretenimento

Morre o cantor sertanejo Léo Canhoto, que fazia da dupla Robertinho

O cantor  Léo Canhoto, morreu nesse sábado (25), aos 84 anos, em São Paulo.

Maranhão Notícias

“Que tristeza meu DEUS, Descance em PAZ meu ídolo amado, eu te amo eternamente”, diz uma postagem assinada por Terezinha Costa Ribeiro, no perfil oficial no Facebook da dupla Léo Canhoto & Dino Santos, ou seja, Léo Canhoto e Robertinho, uma das duplas mais marcantes do sertanejo raiz.

O anúncio e declaração se referem especificamente a Léo Canhoto,  de 84 anos, que morreu na madrugada desse sábado (25), num hospital de São Paulo onde estava internado. A causa da morte, segundo a rede social, foi uma parada cardíaca decorrente de complicações de um quadro de pneumonia.

Leo Canhoto morre dois meses depois de ter lançado o álbum Divino Pai eterno em dupla com Dino Santos. No entanto, o nome dele vai ficar marcado para sempre na música sertaneja por ter sido um pioneiro da eletrificação pop da música sertaneja. No ano de 1969 ele, em dupla, com  Robertinho, introduziram solos de guitarra em músicas e provocaram encantamento e estranhamento no mundo da música caipira e criando uma tendência que foi seguida pela maioria dos sertanejos atuais.

Também não pode deixar de ser citado o disco “Léo Canhoto & Robertinho- O Valentão”, de 1974, gravado pela RCA, em que dão vida e diálogo entre um índio e um valentão, com direito a sons de tiros e um apelo pelo politicamente correto. Veja o vídeo dessa música no fim desta reportagem.

O goiano José Simão Alves atendida pelo nome artístico de Robertinho, que era uma influencia de Roberto Carlos, enquanto que Léo Canhoto tinha como nome de batismo Leonildo Sachi, natural de Anhumas (SP) e criado em Sertanópolis (PR) e o nome artístico era uma para justificar que Léo era mesmo canhoto.

“Toda a minha vida foi dedicada a ele ,o meu ídolo amado partiu antes de mim, mas levou com ele a certeza do meu Grande amor, eu já não tenho mais lágrimas pra chorar”, diz outra postagem na rede social atribuída a Terezinha Costa Ribeiro, que aparenta ser a esposa do cantor falecido.

(Fotos: Facebook-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *