Prefeitura promete retomar cirurgias de aneurisma a partir desta quinta-feira

Na quarta-feira parentes de pacientes fizeram um protesto na porta do Hospital Municipal de Imperatriz para denunciar demora na realização de cirurgias.

Maranhão Noticias

IMPERATRIZ – A prefeitura anunciou para esta quinta-feira (9) a disponibilização de um aparelho chamado Craniótamo e clipes, usados para abrir a cabeça em operações de aneurisma cerebral no Hospital Municipal de Imperatriz. A garantia foi dada em nota oficial e em entrevistas concedidas pelo secretário municipal de saúde, Alair Firmiano aos meios de comunicação.

A disponibilidade do aparelho era a principal reivindicação de parentes de pacientes que realizaram um protesto na porta do Socorrão na manhã de quarta-feira(8).

Com faixas e cartazes, os manifestantes denunciaram o que chamaram de descaso na saúde como a demora em mais de 50 dias na realização de cirurgias e disseram terem sido informados de que o aparelho utilizado para as cirurgias de aneurismas estava quebrado.  Também reclamaram de falta de medicamentos entre outros.

Em nota a prefeitura informou que foi contratada uma outra empresa em caráter emergencial que garantiu que um novo aparelho será instalado até hoje (9) e os pacientes internados já estão agendados para as cirurgias.

Em entrevista à imprensa o secretário Alair disse que não há casos de pacientes na fila de espera pela cirurgia há dois 30 ou 40 dias  porque logo que o paciente dá entrada no hospital precisa passar por uma investigação por especialistas até que seja decidido sobre a cirurgia, mas, ainda, assim não demora tanto como denunciado. E disse que há clips sobre a falta de medicamentos houve

“Quero deixar claro que não há um descaso como foi dito, nós estamos trabalhando mesmo com essa contratação emergencial, que exige os tramites legais. Só podemos contratar uma empresa dentro da legalidade e esse tempo aí conta”, frisou o titular da Semus.

 

        Nota da Prefeitura

A respeito de notícias dando conta da espera para procedimentos em pacientes acometidos por aneurisma cerebral, temos a informar que não é verdade que estejam faltando clips para as cirurgias.

No momento o que nos falta é o CRANIÓTAMO, que possibilita o acesso ao aneurisma, de vez que o pertencente á empresa contratada foi danificado, não havendo meios para repará-lo sem que seja enviado para fora.

A saída encontrada foi a contratação, em caráter de emergência, de outra empresa, que nos garante a instalação de novo equipamento, no máximo até quinta-feira,09. Os pacientes internados já estão agendados para os procedimentos cirúrgicos. (Foto: Arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *