Prefeituras discutem em Imperatriz sobre criação de consórcio de turismo do Polo Chapada das Mesas

A reunião se deu na tarde dessa quinta-feira (13), no Centro de Convenções e contou com a participação de representantes de dez municípios do Maranhão.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Prefeitos e secretários de turismo de dez municípios que integram o Pólo Turistico da Chapada das Mesas participaram, na tarde de quinta-feira (12), em Imperatriz, de uma reunião inédita com objetivo de criar um consórcio de turismo. A roda de conversas se deu no Centro de Convenções como parte da programação da 18ª Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp).

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eduardo Soares, representante do prefeito anfitrião Assis Ramos no encontro, explicou que em situação normal, cada município solicita recursos aos Governos Federal e Estadual para explorar o seu atrativo, mas o processo geralmente é demorado. A proposta de criar o consório é para tornar os municípios autossustentáveis.

“Os municípios não podem esperar só pela ajuda do governo federal ou governo do estado. Cada um possui suas ações, mas foi criada no ano passado a Instância do Polo Turístico da Chapada das Mesas para que os municípios busquem, com poltiica de desenvolvimento integrado, uma forma de sustentar todo esse polo que vai desde Itinga a Fortaleza dos Nogueiras”, destacou o titular da Sedec.

Pelo acordo, cada gestor municipal ficou de elaborar projetos de lei a serem votados e aprovados pela Câmara de Vereadores para criar os subsídios legais ao processo como o Plano Municipal de Turismo e autorização ao município a participar desse consórcio.

Fotos: Assessoria de Imprensa-Divulgação.

Na prática, cada município terá recursos de um fundo próprio para o movimentar o consórcio entre os dez município. Esses recursos virão do Fundo Municipal de Turismo que cada município criará.

O prefeito da cidade de Estreito, Cícero Neto elogiou a proposta de criação do consórcio de turismo. “Existem consórcios na área da saúde, para a construção de aterros sanitários e, claro, também, para o turismo e acreditamos no sucesso dessa parceria”, disse o gestor.

Dentre as várias etapas, a reunião de quinta-feira foi a primeira delas. A previsão é que em um ano o projeto do consórcio comece a apresentar os primeiros resultados práticos.

A próxima reunião de prefeitos e secretários para discutir sobre o turismo será no dia 15 de novembro na cidade de Montes Altos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *