Programação comemora o Dia do Estudante em escolas públicas de Imperatriz

A programação foi realizada nessa quarta-feira(8) com estudantes da rede estadual de ensino.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Os alunos da rede estadual de ensino tiveram uma quarta-feira (8), com atividades diferenciadas em comemoração ao Dia do Estudante. As ações foram apoiadas pela Unisade Regional de Edicação.

No Centro de Ensino Graça Aranha os estudantes participaram de oficinas e palestras, rodas de capoeira, sessões de cinema, torneio de tênis, roda de conversas sobre igualdade de gêneros, fit dance, palestra sobre saúde, qualidade de vida e esporte, fundamentos para desenho e palestra sobre saúde mental.

A gestora do centro de ensino, Teresinha de Jesus explicou que a Regional de Educação deu o apoio, mas a programação foi montada pela direção da escola em parceria com o grêmio estudantil.

A psicóloga Nádia Borges, do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil e Juvenil (CAPs IJ), abordou sobre a importância da qualidade de vida para os estudos. Ela ressaltou que todas as pessoas estão sujeitas a transtornos mentais, mas algumas ações podem prevenir o problema. Dentre as orientações estão a prática de exercícios físicos, qualidade da alimentação, dormir bem e evitar sobrecarga de estresse.

“Hoje não foco problema (depressão, transtorno bipolar e borderline e esquizofrenias), mas sim como promover a saúde mental nesta faixa etária, as relações interpessoais, a capacidade que todos nós temos de buscar solução de um problema e não arrumar mais problemas”, explicou a psicóloga.

“Com estas informações eles terão como fazer melhores escolhas diante destes hábitos de vida saudável e possam ter bons resultados diante de exames como o Enem ou de qualquer outro para ingresso no ensino superior”, complementou a especialista que estava acompanhada da enfermeira Meres Vieira Costa.

“Eu recebo esta palestra de peito aberto porque no decorrer da infância e ensino médio muita gente tem dificuldades e como um apoio desses porque vai me possibilitar me conhecer melhor e ter clareza mental e melhor o aprendizado”, disse o estudante Felipe Vieira, 17 anos.

Já Adrielly Alves, 15 anos, também, aprovou a palestra que disse ser importante para ajuda-la no aprendizado e “quebra” a rotina de aulas.

Como agendar palestra

Além dos atendimentos internos, o CAPs também dispõe de equipes de profissionais que fazem visitas domiciliares em instituições quando há solicitação ou se percebe a necessidade.

As ações fora das instalações do CAPs, nesse caso o CAPS IJ, são denominadas de ações de em nível de promoção de saúde para prevenir problemas. “ Nós podemos vir no contexto escolar, como é o caso aqui, para promover esses momentos de reflexão e formação para que essas pessoas sejam felizes”, encerrou. (Foto: Ascom da Prefeitura-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *