Sest/Senat inicia projeto socioeducativo de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

As ações sobre o tema começaram nessa segunda-feira (14) e prosseguem até sexta-feira (18).

Maranhão Noticias com informações da assessoria 

IMPERATRIZ – As unidades do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), entidades civis sem fins lucrativos, vão promover em Imperatriz atividades em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações começaram nessa segunda-feira (14) e prosseguem até o dia 18 com objetivo de conscientizar trabalhadores do transporte e comunidade sobre a temática.

As principais ações do Projeto Proteção consistem na realização de palestras socioeducativas nas empresas do transporte VLI, PKS e Satélite Norte; as atividades na comunidade seguem com mobilizações no Terminal Rodoviário de Imperatriz, posto de combustível Vale do Sol, Imperial Shopping e posto da Polícia Rodoviária Federal, todos localizados na BR-010. No shopping, a ação é realizada na quinta-feira (17), às 14 horas. As demais iniciativas acontecem nesta quarta e sexta-feira (16 e 18), a partir das 7 horas.

“Nosso intuito com esta campanha é atingir as pessoas fora da unidade [do Sest Senat], dando palestras em empresas do transporte, nos shoppings da cidade e fazendo pit stops, para trazer as pessoas, mobilizá-las e conscientizá-las”, explica a coordenadora de promoção social do Sest Senat de Imperatriz, Mayara Gomes.

Por meio das ações, a Unidade de Imperatriz busca contribuir com a erradicação dos abusos e fortalecer o conhecimento social sobre as formas de denúncia, os traumas decorrentes de abusos, a incidência de casos na região e outros assuntos. Segundo o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Imperatriz, somente nos quatro primeiros meses de 2018, foram registrados 117 atendimentos no município relacionados ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o que evidencia a importância da conscientização.

Projeto Proteção

Iniciado em 2004, o Projeto Proteção é realizado anualmente em todas as unidades Sest Sest do país. Por meio das ações, a instituição envolve o profissional do transporte, principalmente o caminhoneiro, que está presente nas estradas e se torna um agente fundamental para o desenvolvimento do combate à exploração.

Além do público do transporte, a instituição convida também a comunidade a cumprir o papel de cidadão destacado pelo artigo 70 do ECA, “é dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente”, formando uma grande rede de proteção infantil. ( Foto: Assessoria de Imprensa-Divulgação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *