UFMA não oferece bonificação para 1ª chamada do Sisu;Previsão é para 2ª chamada

O deputado Professor Marco Aurélio explica como anda o processo sobre a bonificação para ingresso na UFMA via Sisu.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – A bonificação de 20% para candidatos maranhenses nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), não vai valer para a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgada nesta segunda-feira (29).

A UFMA já havia lançado o programa no sistema do Ministério da Educação (MEC), e a bonificação chegou a ser publicada em Edital do Sisu, até a Justiça Federal, em primeira instância, mandar suspender a política afirmativa.

O deputado Professor Marco Aurélio, autor e líder da comissão de deputados pro-bonificação, disse que a reitoria da UFMA vai ingressar com um recurso no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região e está otimista quando ao retorno do beneficio.

“Nós acreditamos que vamos vencer porque em nenhum outro Estado que tem a bonificação ela caiu. Nós só perderíamos a fé se caísse em todos os Estados, mas não caiu, só caiu aqui no Maranhão”, disse.

O parlamentar disse, ainda, que para esta primeira chamada do Sisu a UFMA não vai oferecer a bonificação, mas acredita que isso vai acontecer na segunda chamada.

“Vencendo no TRF nós conseguiremos uma suspensão dessa decisão da Justiça Federal aqui no Maranhão. Temos vários graus de recursos, como o TRF, e acreditamos que vamos vencer, e, ainda, que não desse certo termos STJ e STF e a reitoria da UFMA está disposta a ir até a última instância”, frisou.

Marco Aurélio ressaltou que a primeira etapa do processo foi a aprovação da politica afirmativa pela UFMA e que a “briga” está nos tribunais, mas alertou que precisa do apoio dos estudantes maranhenses e poderá convoca-los em caso de necessidade. ( Foto: Arquivo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *