VLI alerta sobre segurança nos municípios que cruzam a Ferrovia Norte Sul

A campanha abrange 18 municípios de influência da Ferrovia Norte-Sul.

VLI-Divulgação

SÃO LUÍS – Para aumentar a segurança da comunidade que circula perto da linha férrea no período de voltas às aulas, a VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, promove uma série de diálogos motoristas de transporte escolar. A inciativa acontece em parceria com as secretarias de educação de 18 municípios de influência da Ferrovia Norte- Sul, localizados entre os estados do Maranhão e Tocantins.

A expectativa é que até a segunda quinzena de março a VLI realize todas as ações propostas para as cidades de Imperatriz, Davinópolis, Gov. Édson Lobão, Ribamar Fiquene, Campestre, Porto Franco e Estreito, no Maranhão, além de Aguiarnópolis, Babaçulândia, Palmeirante, Tupiratins, Guaraí, Tupirama, Rio dos Bois, Miracema e Porto Nacional, no estado do Tocantins.

Os municípios maranhenses de João Lisboa e São Francisco do Brejão já receberam o treinamento de segurança, contemplando 20 condutores dos 80 profissionais de transporte escolar. A iniciativa reforça a preocupação da VLI em contribuir para um ambiente cada vez mais seguro nas passagens de nível da ferrovia.

“Para alertar sobre prevenção, a empresa trabalha frequentemente com campanhas de segurança, envolvendo escolas e comunidades próximas à linha férrea que administra”, explica o analista de segurança da VLI, Adão Carmo, ao destacar que a campanha é parte do calendário anual de ações de segurança.

Motorista há 20 anos, Zilmar Prates, trabalha em João Lisboa e, em média, transporta por dia 150 passageiros nos três turnos escolares do município. São crianças e adolescentes que percorrem 25 quilômetros de estrada, muitas vezes de terra, para se deslocarem do interior para sede dos municípios onde estudam. Ele aplaude a iniciativa da empresa por entender que segurança tem que ser “uma constante nas nossas rotinas. É muito importante participar desses encontros, porque nos alerta ainda mais para nossa responsabilidade”, afirma.

Na programação dos encontros consta roda de conversas, distribuição de panfletos com orientações sobre a travessia nas passagens de nível e modos seguros de convivência com o tráfego de trens, onde os motoristas recebem orientações sobre transposição da ferrovia em segurança, com as principais dicas visando minimizar riscos de acidentes: PARE! OLHE! ESCUTE! Antes de atravessar a ferrovia.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.all. ( Foto: Assessoria).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *