Imperatriz

“Vou procura dar o meu melhor”, diz padre Luzimar Moura ao ser empossado em Montes Altos

Padre Luzimar tomou posse na sexta-feira como pároco da igreja de Nossa Senhora de Santana, em Montes Altos.

Maranhão Notícias

MONTES ALTOS – Em missa e solenidade marcadas pela emoção, o padre Luzimar Moura da Luz foi empossado no fim de semana como pároco da paróquia de Nossa Senhora da Santana, em Montes Altos, a 689 km de São Luís. Ele assumiu o lugar do padre Domingos Dias, que tomou posse no cargo que era ocupado pelo próprio Luzimar na paroquia atriz de Estreito. As duas celebrações ocorridas na sexta-feira e sábado (dias 7 e 8), respectivamente, foram presididas pelo bispo da Diocese de Carolina, Dom Francisco Lima Soares.

“Esta é uma paróquia histórica e vou procura dar o meu melhor”, diz padre Luzimar Moura após citar padres e frades que o antecederam. Dentre os nomes de padres que pisaram no altar na Igreja de Santa Ana, ou Sant´Ana (Santana), santa que é conhecida por ser Avós de Jesus estão frades desbravadores e operários como dom Alcimar Caldas Magalhaes, dom Marcelino Bíscego e dom José, todos bispos que agora são sucedidos por dom Francisco Lima Soares, um velho conhecido da região.

“Não tenho muitas palavras para dizer, porque que quem chega não deve falar muito, mas fiquei pensando na grande responsabilidade de pisar neste altar onde pisou Frei Aristides, o saudoso padre Chagas, padre Cicero Siqueira, padre Raimundo Brandao e nosso querido padre Domingos Dias”, disse Luzimar Moura em discurso após posse.

Os bispos que comandaram a Diocese de Carolina até agora, por sinal lembrados por Luzimar, foram Dom Alcimar Caldas Magalhães, que por sinal respondeu como bispo de Imperatriz até ser criada formalmente a diocese de Imperatriz, dom Marcelino Bícego, dom José e agora o jovem bispo dom Francisco que era padre da Diocese de Imperatriz e foi nomeado bispo de Carolina pelo Papa Francisco em 19 de setembro de 2018.

A cerimônia de posse

A solenidade especial com a igreja de Santana de portas fechadas em medidas de prevenção a pandemia do Novo coronavírus, realizada na última sexta-feira(7), foi emocionante. Dom Francisco presidiu a solenidade que teve os seguintes momentos: saudação, leitura do documento de provisão, profissão de fé do padre Luzimar diante do bispo, liturgia da palavra onde o padre recebeu e proclamou o Evangelho e renovou as promessas sacerdotais.

A solenidade teve continuidade, ainda, com bispo, que se dirigiu até porta da igreja em companhia do padre e o entregou as chaves do templo, em seguida ambos se dirigiram a frente do Santíssimo para breve momento de adoração e depois até uma pia batismal onde são “gerados” novos filhos da igreja, em frente a uma mesa onde estava os instrumentos de confissões, lugar de alívio da alma e fortalecimento da fé e em seguida o novo padre prestou o juramento de fidelidade e o bispo o declarou empossado.

Durante a leitura de uma carta de agradecimento pelo trabalho prestado pelo padre Domingos Dias, uma mulher representante da comunidade se emocionou.

Nova posse

Domingos Dias foi empossado na noite de sábado numa solenidade, também, marcante na igreja matriz de Estreito, onde vai suceder Luzimar Moura.(Fotos:Maranhão Notícias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *