Prefeitura esclarece sobre suposto caso de reinfecção de Covid-19 no Socorrão de ITZ
A nota é em resposta a postagens nas redes sociais nas últimas horas.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – A prefeitura emitiu nota para esclarecer sobre um suposto caso de reinfecção por Covid-19 de um funcionário do Hospital Municipal de Imperatriz(HMI). Pela nota, não há caso de reinfecção, mas sim um caso sob análise.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que menos de 62 casos estão sob análise no Brasil e nenhum, pelo menos, por enquanto em Imperatriz. Confira a nota.
Nota casos de reinfecção do Novo coronavírus
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, informa que na cidade não há nenhum caso de reinfecção por Sars-CoV-2, comprovado em laboratório.
Embora esteja circulando nas redes sociais o boato de que um funcionário do Hospital Municipal de Imperatriz foi reinfectado por Covid-19, a Semus reitera que o caso não foi confirmado e o funcionário está sob análise, sendo acompanhado pelo hospital e pela Vigilância em Saúde do Município.
Dos mais de 4 milhões de casos de Covid-19 em todo Brasil, menos de 62 casos estão em análise por suspeita de reinfecção. O primeiro laboratorialmente confirmado pela Universidade de São Paulo (USP) aconteceu em 20 de setembro, ocorrido em paciente de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde.
Não é a primeira vez que o Núcleo de Enfrentamento à Covid-19 notifica um caso de suspeita de reinfecção pela doença na cidade, na semana passada, uma servidora da UPA São José com teste positivo em 26 de maio de 2020, voltou a apresentar sintomas após recuperação. O caso foi descartado como reinfecção após exame de biologia molecular, que faz a identificação do RNA do Novo Coronavírus.
Vale ressaltar que caso seja confirmado a ocorrência de reinfecção, é compromisso da Prefeitura garantir a transparência dos dados, se comprometendo em divulgar os resultados positivos nos meios oficiais.
(Foto:Arquivo).