Imperatriz

Diocese de Imperatriz retoma as reuniões presenciais de grupos

As reuniões voltam a ser realizadas, mas sob rigoroso protocolo sanitário de prevenção a Covid-19.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – As reuniões e atividades presenciais de grupos dos movimentos e pastorais da Diocese de Imperatriz que estavam suspensas desde março deste ano em razão da pandemia do Novo coronavírus, serão retomadas a partir de agora sob rigoroso protocolo sanitário. A decisão consta no novo decreto publicado pelo bispo diocesano, Dom Vilson Basso, datado dessa terça-feira(6) e postado hoje nas redes sociais da diocese.

Resultado de uma reunião presidida por Dom Vilson Basso com o Colégio de Consultores da Diocese de Imperatriz, clero e respaldado no protocolo de saúde adotado no município para a Covid-19, o decreto condiciona a volta das reuniões presenciais de grupos a vários critérios, dentre eles os principais são: uso de máscara de proteção facial, higienização das mãos, etiqueta respiratória, aferição de temperatura corporal e distanciamento social.

A flexibilização ocorre após 6 e 34 meses e 18 dias do primeiro decreto denominado de “Novas Orientações Sobre a Prevenção ao Coronavirus(Covid-19)”, que suspendeu todas as atividades presenciais das paróquias da Diocese de Imperatriz e passou a celebrar as missas com transmissão pelas redes sociais como forma de prevenção a Covid-19.

O primeiro decreto previa um mês de suspensão das missas e demais atividades presencias da Igreja, mas durou muito mais do que isso. As missas com a presença de fieis só foram retomadas no dia 31 de julho com a adoção de várias medidas de prevenção como distanciamento social, uso de álcool gel e medidor de temperatura corporal.

“Agradecemos o empenho de todos – sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas – para que o retorno das celebrações e outras atividades eclesiais ocorra sempre com segurança, com serenidade, seriedade e responsabilidade, como tem sido até agora. Rogamos a Deus as bênçãos sobre todos, na certeza de que o Senhor nos acompanha e protege: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”, encerra o decreto.

Veja os critérios necessários para reuniões

*Sejam observadas todas as normas sanitárias de caráter mais geral previstas no Protocolo da Diocese (uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com produtos sanitizantes, etiqueta respiratória, aferição da temperatura corporal, distanciamento social, etc);

*As atividades devem acontecer preferencialmente em locais abertos, com ventilação natural (pátio da Igreja, por exemplo); apenas nos casos em que não seja possível utilizar espaços abertos, que aconteçam em espaços em que haja ventilação suficiente e seja possível manter o distanciamento social (o interior das igrejas e capelas, por exemplo, ou salão paroquial, etc.);

*O número máximo de pessoas que podem participar da atividade pastoral deverá ser determinado de acordo com a capacidade de cada espaço físico quanto ao distanciamento social, devendo-se respeitar sempre a distância mínima de segurança entre participantes – de modo que cada pessoa disponha, só para si, de um espaço mínimo de 4m².

Confira, abaixo, cópia do documento:

Diocese de Imperatriz

ALTERAÇÕES NO PROTOCOLO PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E CELEBRAÇÕES COMUNITÁRIAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19)

“Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)

A Diocese de Imperatriz tem orientado os seus fiéis, desde o dia 28 de fevereiro de 2020, sobre as medidas de prevenção frente à pandemia de COVID-19, buscando sempre agir com serenidade, seriedade e responsabilidade, colocando a vida em primeiro lugar e seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Após reflexão com os presbíteros, profissionais da saúde, as lideranças de pastorais, movimentos e novas comunidades, religiosas e religiosos, a Diocese de Imperatriz reabriu as igrejas matrizes para as missas presenciais no dia 31 de julho de 2020 e as capelas das comunidades, novas comunidades e sedes de movimentos a partir de 29 de agosto de 2020, possibilitando haver tempo suficiente para conscientização e preparação das pessoas para seguirem os protocolos sanitários em vista de uma abertura serena, segura e gradual.

Passados dois meses do início das celebrações presenciais e ouvidos os anseios e sugestões dos religiosos e religiosas, das lideranças leigas e dos presbíteros, o clero da Diocese de Imperatriz, reunido com seu bispo diocesano, Dom Vilsom Basso, no dia 06 de outubro de 2020, decidiu que sejam mantidas as normas previstas no Protocolo do dia 05 de julho de 2020, exceto no que se refere aos seguintes pontos, que são alterados e passam a vigorar com esta nova redação, a partir da publicação deste documento:

[…]

  1. Os espaços sejam mantidos arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas). Caso seja necessário, podem ser utilizados ventiladores, climatizadores ou ar condicionado. Se houver a utilização de ar condicionado, deve-se manter a limpeza semanal dos filtros e mensal dos demais componentes do sistema de climatização (dutos e ventiladores, etc) de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a qualidade interna do ar, como determinam as normas sanitárias do poder público estadual.

[…]

  1. As reuniões e atividades pastorais das Paróquias, Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades nos espaços eclesiais (paróquias, centros pastorais) poderão realizar-se, com as seguintes condições:
  2. Sejam observadas todas as normas sanitárias de caráter mais geral previstas no Protocolo da Diocese (uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com produtos sanitizantes, etiqueta respiratória, aferição da temperatura corporal, distanciamento social, etc);
  3. As atividades devem acontecer preferencialmente em locais abertos, com ventilação natural (pátio da Igreja, por exemplo); apenas nos casos em que não seja possível utilizar espaços abertos, que aconteçam em espaços em que haja ventilação suficiente e seja possível manter o distanciamento social (o interior das igrejas e capelas, por exemplo, ou salão paroquial, etc.);
  4. O número máximo de pessoas que podem participar da atividade pastoral deverá ser determinado de acordo com a capacidade de cada espaço físico quanto ao distanciamento social, devendo-se respeitar sempre a distância mínima de segurança entre participantes – de modo que cada pessoa disponha, só para si, de um espaço mínimo de 4m².

Agradecemos o empenho de todos – sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas – para que o retorno das celebrações e outras atividades eclesiais ocorra sempre com segurança, com serenidade, seriedade e responsabilidade, como tem sido até agora. Rogamos a Deus as bênçãos sobre todos, na certeza de que o Senhor nos acompanha e protege: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Imperatriz/MA, 06 de outubro de 2020.

Dom Vilsom Basso SCJ

Bispo Diocesano de Imperatriz.

(Foto:Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *