Maranhão

Imperatriz vai aderir a feriado estadual antecipado, mas comércio vai abrir no fim de semana

O comércio vai funcionar na sexta-feira e sábado em Imperatriz; O serviço público vai funcionar só o essencial.

Maranhão Notícias

IMPERATRIZ – Mesmo com o número elevado de casos de covid-19, o comércio de Imperatriz vai funcionar normalmente nesta sexta-feira e sábado (dias 26 e 27), respectivamente. A decisão saiu de uma reunião, na manhã desta terça-feira(24), entre o prefeito Assis Ramos(DEM) e representantes de sindicatos de patrões e empregados do comércio e do setor de autopeças.

A abertura dos estabelecimentos contraria o decreto do Governo do Estado que antecipou o feriado do dia 28 de Julho, Dia da Adesão do Maranhão a Independência do Brasil, com objetivo de reduzir o número de pessoas nas ruas em prevenção ao aumento dos casos de covid-19.

Em entrevista à TV Mirante, a procuradora-geral do município, Alessandra Belfort explicou que Imperatriz vai aderir ao feriado, mas os estabelecimentos comerciais poderão funcionar, uma vez que vêm adotando os protocolos sanitários e seus representantes se comprometeram a pagar, em dobro, a hora trabalhada dos funcionários. Esse compromisso dos patrões com empregados do comércio está respaldado em um acordo coletivo de trabalho e na Consolidação das Leis do Trabalho(CLT) que já vinha sendo posto em pratica muito antes da pandemia.

Alessandra Belfort explicou que a Medida Provisória do Governo do Estado vale para a antecipação do feriado para sexta-feira e no sábado vigora o decreto estadual. Nesse sentido, segundo ela, o decreto estadual, que passou por alteração na tarde de ontem, proíbe o funcionamento de comércio não essencial no sábado e domingo, mas o município de Imperatriz vai permitir a abertura dos estabelecimentos comerciais com base em decisão do Supremo Tribunal Federal(STF) que garante que, no período de pandemia, que os prefeitos possam regular o comércio conforme a realidade local de cada município.

Os representantes da Aliança Empresarial, entidade que representa os empresários alegou que o funcionamento dos estabelecimentos comerciais vai minimizar os prejuízos que o setor vem enfrentando e reafirmou que todos os protocolos sanitários serão adotados.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *