Imperatriz

Crianças de 6 meses até quase 6 anos abrem vacinação contra Influenza nesta segunda em Imperatriz

A campanha vai atingir 17 grupos prioritários e será divida em três etapas, a primeira será exclusiva para crianças.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

IMPERATRIZ –  Começa nesta segunda-feira(12), no município de Imperatriz, a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1). As doses do imunizante serão disponibilizadas nas 34 Unidades Básicas de Saúde, UBS’s, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A aplicação será em conformidade com os protocolos e orientações para evitar a transmissão da Covid-19.

No primeiro momento, do dia  12 ao dia 23 de abril, o público prioritário será as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), para otimizar o trabalho dos profissionais de saúde e evitar aglomerações.

A coordenadora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Maria Patrícia Rodrigues da Silva explicou que a opção de começar a imunização pelas crianças visa evitar aglomeração de pessoas tendo em vista que, na maioria das vezes as crianças são levadas a UBS por mãe e pai e. Ela reforçou que os pais estão sendo convidados a ajudar na atualização da carteira de vacina das crianças.

A gestora reforçou que “no ano passado começamos pelos idosos, mas este ano não tem como, porque eles só podem tomar a vacina contra H1N1 após 20 dias de terem tomado a vacina contra a Covid-19”.

Segunda etapa

A partir do dia 26 de abril seguindo até dia 10 de maio será a vez das gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Terceira etapa

A terceira etapa será do dia 11 de maio a 08 de junho, quando erão imunizados os idosos de 60 anos ou mais e professores de 18 e mais. Após 09 de junho a 09 de julho os outros grupos: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

(Foto: Arquivo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *