PRF apreende dois carregamentos de lenha sem licença ambiental na BR- 316
Segundo informações da PRF, cada uma avaliada em R$ 800,00.
Maranhão Notícias
CAXIAS – Dois carregamentos de lenha sem licença ambiental foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal(PRF) na BR-316 trecho compreendido realizava ronda na BR-316, entre Caxias e Timon, leste maranhense. A ocorrência foi na noite de sexta-feira e divulgada neste sábado.
Durante a abordagem, os condutores dos caminhões M. Benz/L1111 e M. Benz/L1519 informaram que não possuíam documentação para o transporte das cargas de madeira de espécies nativas dos tipos pau fava, fava danta, pau terra, sucupira, marfim, entre outras, às quais precisam do Documento de Origem Florestal (DOF) para o transporte. Outro problema identificado é que nenhum dos motoristas possuía CNH para conduzir os veículos, fato este confirmado após consulta ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH).
Além da cargas estarem irregulares, os dois condutores não eram habilitados. O proprietário dos veiculos responderá por entregar direção de veículo automotor à pessoa não habilitada
As cargas vinham da localidade Brejinho com destino à uma cerâmica em Teresina, no estado do Piauí.
Procedimentos policiais
Os veículos e as cargas ficaram apreendidas no pátio da Unidade Operacional de Caxias à disposição do órgão ambiental competente para os procedimentos cabíveis.
Diante do ocorrido, ficou constatado ocorrência de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida, bem como entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada ou com habilitação cassada. Em seguida a equipe lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) aos três envolvidos, que deverão comparecer perante a autoridade judiciária em dia e hora que serão definidos pela justiça.
(Fotos: PRF-Divulgação).