Usina Hidrelétrica de Estreito completa 10 anos de operação
O Instituto Gotas de Esperança fez uma homenagem ao empreendimento.
Maranhão Notícias com informações da assessoria
ESTREITO – O Instituto Gotas de Esperança, entidade sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Esteito, realizou esta semana uma homenagem especial pela passagem dos primeiros 10 anos da Usina Hidrelétrica de Estreito(UHE), que é de responsabilidade do Consórcio Estreito Energia (Ceste).
A data do aniversário do empreendimento é 29 de abril, quando começou a gerar energia com o funcionamento da primeira unidade geradora.
Crianças que integram a Escola de Música do instituto Gotas de Esperança participaram da gravação vídeo em que apresentam mensagem para destacar a importante contribuição do consorcio ao projeto desde o ano de 2015.
“Neste período a UHE fez uma parceria com o Transformando a Vida em Canção Projeto da Melhor Idade Bem Viver e nos ajudou na construção da sede do instituto Gotas de Esperança”, ressaltou o padre Luzimar Moura, um dos fundadores do projeto social.
O Consórcio, também, participou com outras ações como doações de cestas básicas no período da pandemia que muito contribuíram para maior dignidade de famílias carentes residentes no município.
Ações em andamento
A Escola de Música é o carro-chefe do instituto que atende crianças e adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social com cursos de teclado, violão, flauta, dança, teatro e artesanato dentre outras. O projeto já atendeu e ajudou a transformar para melhor a vida de 400 crianças e adolescentes que passaram a ter uma profissão ou desenvolver atividades que dão maior dignidade a elas e orgulham suas famílias.
O que é a UHE
Formado pelas empresas Engie, Vale, Alcoa e InterCement, o Consórcio Estreito Energia é responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), que possui capacidade nominal instalada de 1.087 MW, e gera energia que ajuda a transformar o Brasil.
Segundo nota divulgada pelo consórcio em seu site, a UHE gera energia suficiente para abastecer uma cidade com quatro milhões de habitantes, representa mais energia e desenvolvimento para o Brasil e para região onde a usina está inserida.
(Fotos e vídeo: Instituto Gotas de Esperança).