Covid-19: Flávio Dino anuncia vacinação de profissionais de comunicação neste sábado
A vacinação começa por São Luís, neste sábado, e deverá se estender para os demais municípios posteriormente.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – Após várias categorias terem sido vacinadas, neste sábado (29), será a vez os profissionais de comunicação receberem a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em São Luís. Na lista estão profissionais que atuam em veículos de comunicação e estão diretamente envolvidos no processo da construção da comunicação e funcionários das indústrias, sobretudo as gráficas.
O anúncio partiu do governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (28) pelas redes sociais.
Considerada uma categoria que realiza trabalho considerado essencial e nunca ter parado, mesmo com a pandemia, os profissionais de imprensa nunca foram incluida pelo Ministério da Saúde entre as profissões de risco para ter direito a prioridade na vacina contra o Novo coronavirus.
Outra informação que chama a atenção é que esta decisão do governo se dá após o Sindicato dos Jornalistas e Radialistas do Maranhão ter feito solicitação oficial para a imunização de seus filiados. Em Imperatriz, a Associação de Imprensa da Região Tocantina(Airt), chegou a entregar um ofício à Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com a solicitação de inclusão dos profisisonais de imprensa como prioridade para a vacina, mas não há informações sobre resposta a essa demanda.
Números de casos entre jornalistas
Dados da Federação Nacional de Jornalistas(Fenaj), dão conta que do início da pandemia até agora o Brasil ocupa o primeiro lugar dentre os país em morte de jornalistas, com 219 mortes.
Segundo a TV Mirante, no Estado morreram em decorrência de complicações da covid-19 vários nomes conhecidos como o do jornalista Roberto Fernandes e Alfredo Menezes, ambos do Grupo Mirante, Rosenira Alves, 60 anos, o radialista e vereador eleito Batista Matos, Carlos Henrique Cavalcante, o popular Galinho, um dos grandes nomes do rádio caboclo maranhenses, aos 78 anos, e Florival Rodrigues Araújo. Florisval, de 60 anos, morreu no dia 18 de maio após passar três dias na UTI.
(Foto: Arquivo).