São Luís inicia aplicação da dose extra para idosos de abrigos
Pelo anúncio do Ministério da Saúde, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 será a partir do dia 15 de setembro.
Maranhão Notícias com informações da assessoria
SÃO LUÍS – Nesta quinta-feira(26), o dia seguinte a recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Luís deu início a aplicação da dose extra de vacina contra covid-19. Na capital maranhense recebem a terceira dose os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos residentes em oito instituições de longa permanência, popularmente chamadas de asilos.
A imunização começou no Abrigo de Longa Permanência (Lar Calábria para Idosos), mantido pela prefeitura, localizado no bairro Olho D’água com a presença do prefeito Eduardo Braide.
Em entrevista à imprensa, Eduardo Braide ressaltou que a gestão municipal de São Luís o planejamento do Município para atender prontamente todas as etapas da vacinação.
!(…)É fundamental garantir a imunização 100% dos nossos idosos. Começamos por aqueles que moram nas instituições de longa permanência e ainda esta semana vamos divulgar o calendário para os demais públicos definidos pelo Ministério da Saúde”, assegurou o gestor público acrescentando que a rapidez na aplicação da terceira dose se dá por “São Luís fez a lição de casa muito antes do início da campanha”.
Pelo cronograma, a terceira dose será aplicada em 142 idosos que têm mais de 70 anos e imunossuprimidos que vivem nas oito em instituições de longa permanência de São Luís, tanto da rede pública quanto privada. Essa dose de reforço é ministrada com a vacina da Pfizer, mas pela recomendação do Ministério da Saúde podem ser aplicadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.
O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (25), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Brasil a partir do dia 15 de setembro. No entanto, São Luís antecipou o início da aplicação da dose de reforço para esta quinta-feira (26).
O calendário de reforço dos demais idosos e pessoas imunossuprimidas será divulgado, em breve, nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.
(Foto: Assessoria da Prefeitura de São Luís).