Prefeitura de São Luís libera público nos estádios a partir de segunda, dia 20
A medida será cercada de cuidados em contenção a covid-19.
Maranhão Notícias com informaçõs da assessoria
SÃO LUÍS – A partir de segunda-feira (20), está autorizado o retorno do púbico aos estádios de futebol de São Luís com a adoção de protocolos sanitários contra a covid-19. O anunciou foi feito nessa sexta-feira(17) pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide em coletiva que contou com a presença de diretores da Federação Maranhense de Futebol(FMF)..
O retorno das torcidas aos estádios na capital maranhense será cercado de cuidados e com base em estudos científicos, para garantir a segurança da população em jogos futuros.
“Nós já temos quase 80% da população adulta completamente imunizada. Isso reflete diretamente nos números de ocupação da nossa rede municipal de saúde e é o que nos dá tranquilidade para tomar essa decisão de retorno de público aos estádios. Aliado a todas essas ações, o Município estabeleceu protocolos sanitários para que possamos garantir a segurança de todos os torcedores e torcedoras que forem aos estádios”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
No primeiro momento o público será restrito a 30% da capacidade dos estádios, mas com a manutenção dos protocolos como o distanciamento social, uso obrigatório de máscara de proteção e aferição de temperatura na entrada aos espaços, bem como a constante higienização das mãos com álcool a 70% – que deverá ficar em pontos estratégicos, à disposição dos torcedores e das equipes esportivas.
Com retorno de público aos estádios será permitida a venda de bebidas e de alimentos nos estádios, mas estas só deverão ser consumidos no próprio assento, que serão sinalizados de forma que haja o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre um banco e outro.
Veja o que pode e o que não pode
Retorno de públicos aos estádios
- A partir de segunda-feira (20);
- Capacidade de 30% do público total dos estádios;
- Uso obrigatório de máscara;
- Temperatura aferida na entrada dos estádios e a disponibilização de álcool a 70%;
- Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os torcedores;
- Permitida a venda de bebida e alimentos, que deverão ser consumidos no próprio assento;
- Funcionários, mesmo os de empresa terceirizada, devem apresentar documento comprobatório de imunização plena contra a Covid-19;
- Atletas e equipes técnicas deverão apresentar teste negativo para a Covid-19 realizado até 72h antes das partidas;
- A Semus disponibilizará testes rápidos para Covid-19 aos atletas e equipes técnicas, caso haja solicitação;
- Os torcedores deverão atender à sinalização de ocupação de assentos ou arquibancadas.
O Decreto com as medidas para o retorno de público aos estádios será publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (17).
(Foto:Assessoria da Prefeitura de São Luís).