Câmara aprova projeto para distribuição de fraudas geriátricas em Imperatriz
A sessão ordinária desta terça-feira(30), marcou a passagem de 11 meses de mandato dos atuais vereadores, tema que foi lembrado pelo vereador Pimentel.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O plenário da Câmara Municipal de Imperatriz aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (30), um projeto de que prevê a distribuição de fraudas geriátricas pelo Município de Imperatriz à idosos acamados e pessoas com sofrimento mental, ambos oriundos de famílias de baixa renda. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos 14 vereadores presentes na “Casa”.
O autor do projeto, Alex Silva explicou que a proposta é que a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), distribua fraudas geriátricas para famílias necessitadas.
Antes da votação alguns vereadores se posicionaram sobre o projeto como foi o caso de Zesiel Ribeiro, Bebé Taxista e João Silva.
Zesiel alegou que a matéria deveria partir do Poder Executivo, e não do Legislativo pois corre o risco de ser vetado. Na primeira fala ele se declarou contra, depois voltou atrás e se disse a favor.
“Mas se a matéria for vetada, voto com o parecer do veto”, complementou.
O vereador Bebé Taxista fez uso da palavra em dois momentos, o primeiro para votar contra e o segundo para votar a favor. Quando se disse contra alegou que a matéria jamais seria acatada pelo Poder Executivo por honerar o tesouro municipal, mas na segunda vez disse que “vou votar a favor por que se o prefeito acatou o projeto de lei da distribuição de absorventes, de autoria do vereador Claúdia Batista, também vai aprovar este que é no mesmo sentido, só muda o produto. E se não acatar é bom por que a gente ver se o prefeito trata os vereadores de sua base”.
O vereador João Silva, líder do governo na Câmara, se posicionou para dizer que foi ele o relator da matéria na Comissão de Constituição de Justiça que deu parecer contrário e enviou a matéria para a Comissão de Saúde.
Durante a votação todos os vereadores presentes no plenário votaram “sim” pela aprovação do projeto de lei, incluindo o presidente Alberto Sousa.
Titulos de Cidfadão
Na sessão, também, foi aprovado em votação única quatro projetos de decreto legislativo que outorgam titulo de cidadão imperatrizense a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município.
Os novos cidadãos imperatrizenses são Títulos de cidadão imperatrizense são: Manoel de Melo Bezerra, Maria da Cruz de Oliveira, Sônia Boinner de Sousa Silva, conhecida como Sônia Guajajara e Francisco Udivan Gomes de Carvalho.
(Foto: Arquivo).