Câmara encerra atividades com entrega de horarias à personalidades em Imperatriz
Receberam Moção de Aplauso, o sargento bombeiro Jairan Costa, por socorrer criança de oito meses engasgada e o delegado Praxísteles Martins por eludicação de feminicidio.
Câmara Municipal de Imperatriz/Divulgação
IMPERATRIZ – Nesta terça-feira (14), foi realizado na Câmara Municipal cerimônia para entrega de títulos de Moção de Aplauso, Medalha de Mérito Legislativo Barão de Coroatá e Título de Cidadão Imperatrizense, como instrumentos de reconhecimento e estímulo para aqueles que contribuíram e contribuem fazendo a diferença no desenvolvimento econômico, social e cultural de Imperatriz.
Duas indicações para Moção de Aplauso, a primeira para o 3ºSG do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Jairan Silva Costa, pelo ato de bravura em socorrer o pedido de uma mãe aflita ao ver sua filha de apenas 08 meses engasgada, e logo depois recebeu o delegado Praxísteles Martins e todos os agentes da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz, pela investigação e ação rápida na prisão do suspeito do duplo feminicídio ocorrido em novembro, são indicações respectivamente dos vereadores Berson do Posto (SDD) e Carlos Hermes (PCdoB).
Em seguida, através da indicação do vereador Antônio Pimentel (DEM), foi entregue a Medalha de Mérito Legislativo Barão de Coroatá, ao Sr. William Gomes Carvalho, que ao longo de sua história foi engraxate, vendedor de jornal, lavador de carro, mecânico e motorista profissional em grandes empresas. Realizou atividades voluntárias na capelania e na assembleia. Atualmente é servidor da Secretaria de Administração Municipal e Modernização. Sua esposa Sra. Ivania Gomes estava presente.
Outra honraria aprovada pelos vereadores foi à outorga do Título de Cidadão Imperatrizense, concedido anualmente pela câmara. Presidido pelo vereador Alberto Sousa (PDT) foram 02 indicações aprovadas, a primeira entregue pelo vereador Antônio Pimentel (DEM) para a Sra. Marilia Carvalho Costa, natural de Bacabal e residente em Imperatriz há 16 anos, graduada em Enfermagem pela UFMA, servidora efetiva do município de Imperatriz, nos quais atuou como diretora do Socorrão e enfermeira assistencialista na UPA. Foi coordenadora hospitalar em São Francisco do Brejão e diretora administrativa do hospital de Cidelândia. Seu filho Antônio Moises acompanhou de perto esta homenagem.
Logo depois por indicação do vereador João Silva (MDB), fez a entrega da honraria a Sra. Ana Valéria Bezerra Sodré, filha de Gregorio Sodré Neto (In Memorian) e Miriam Sodré, natural de São Luís. Casada com Paulo Henrique Sodré, tem dois filhos: Orcece Neto e Pedro Henrique e uma neta, a pequena Alice, todos nascidos em imperatriz. Cursou Direito na UFMA, foi conselheira da OAB, diretora jurídica da Associação Comercial (ACII). É membro da Associação Braseira de Juristas pela Democracia (ABJD) e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Sua mãe, a Médica Dra. Mirian Sodré, a neta Alice e sua irmã Dra. Juíza de Direito Ana Lucrécia, prestigiaram toda a emoção da homenageada.
Além dos familiares dos homenageados, também estava presente e foram citados durante a entrega das honrarias: Jairo da Costa (administrativo da Policia Civil) e Milena Leal (administrativo Polícia Civil), Fábio Roquette (advogado), Judson Lopes (advogado), Alex Andrade (delegado), Rafael Cardoso (delegacia de homicídios), os investigadores DHPP Antonio Wlysses, Gilson , Pereira, Gean Carlos, André Ueda, Carlos Rene, Allandeckson Frota, José Willame e os investigadores GPE Daniel Lopes, Petrúcio Raimundo, Jônatas da Silva, Diego Leonardo.
Sobre as honrarias
A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações.
A Medalha Barão do Coroatá, também chamada de Medalha do Mérito Legislativo é concedida como honra máxima em agradecimento e reconhecimento a pessoas que, de alguma forma foram além das expectativas ou realizaram atos de bravura nos seus seguimentos. Manuel Gomes da Silva Belfort, o Barão de Coroatá foi um fidalgo e político brasileiro, presidente da província do Maranhão e em 25 de setembro de 1858, segundo a lei provincial nº 398, criou e instalou oficialmente a Câmara Municipal de Imperatriz e o próprio município de Imperatriz.
O Título de Cidadão, também conhecida como Cidadania Honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da nossa terra natal.
(Gidel Sena e Fábio Barbosa, da Assessoria da Câmara Municipal de Imperatriz).