Cheia do Rio Tocantins já desabriga 34 famílias ribeirinhas em Imperatriz
As chuvas fortes na região das cabeceiras do Rio Tocantins vêm provocando efeito cascata nas usinas hidrelétricas que liberam excesso de água nos reservatórios.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – A Superintendencia Municipal da Defesa Civil informou, no inicio da tarde de hoje (28), que, em média 34 familias estão desabrigadas e 14 estão desalojadas. Até entáo a última informação era do inicio da manhã quando o número de familias desabrigadas era 27 e de desalojadas 12.
A Superintendência Municipal de Defesa Civil trabalha em parceria com o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros e anunciou que foi montada uma força-tarefa com várias secretarias municipais, dentre elas a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Governo e Secretaria de Desenvolvimento Social(Sedes).
Os dados específicos sobre o aumento no nível do rio nas últimas 24 horas não foi informado, mas o Corpo de Bombeiros fez um alerta em suas redes sociais dando conta que a Usina Hidrelétrica de Estreito vai aumentar a vazão para 15 mil m³/s.
Na manhã dessa segunda-feira eram 10 famílias e no período da tarde esse número já havia subido e na manhã de hoje foram 27 famílias, três a menos do que estava sendo esperado.
Os desabrigados e desalojados estão indo para casa de familiares e abrigos públicos como uma quadra poliesportiva e Igreja São Sebastião, localizadas na área alta do bairro da Caema. A prefeitura informou que já preparou outros três pontos, além do Parque de Exposições cedido pelo Sindicato Rural. Um dos pontos é a Escola Tiradentes.
OBS: Texto editado às 12h50 para atualização de informaçãoes sobre número de familias desabrigadas.
(Fotos: Corpo de Bombeiros e Defesa Civil).