Câmara realiza audiência pública para tratar sobre aldeamento urbano Guajajara em ITZ
A audiência públcia foi realizada na última quarta-feira(19).
Câmara Municipal de Imperatriz-Divulgação
IMPERATRIZ – Em comemoração ao “Dia do Índio”, a Câmara Municipal de Imperatriz realizou esta semana uma audiência pública para tratar sobre o “Loteamento Parque Amazonas – Infraestrutura / Prestação de Serviços/ Indígenas”’.
O tema central da audiência foi a abordagem resumida da situação critica a qual se encontra o aldeamento urbano de índios da etnia Guajajara, no Parque Amazonas, área urbana de Imperatriz.
Há vários anos os indígenas vivem numa casa que, com o passar do tempo, ganhou vizinhos e problemas como a falta de assistência do poder público.
Os indígenas cobraram melhores condições de vida, principalmente assistência médica, abastecimento regular de água, educação e a conclusão de um muro que daria mais segurança às famílias.
O presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Gênero, vereador Aurélio Gomes (PT) destaca que: “Nesta data que marca a luta dos povos indígenas em todo o país, o nosso papel vai muito além de “fantasias”, precisamos conhecer, fortalecer e somar forças às lutas por direitos. Com a participação de órgãos como a FUNAI, Ministério Público, Comitê da Cidadania e professores pesquisadores, seguiremos a cobrança por resoluções de cada uma das pautas apresentadas.”
“Na ocasião discutimos os problemas enfrentados e cobramos melhorias nas condições de moradia, saneamento básico e saúde, além de uma escola baseada nas necessidades culturais e linguísticas. O aldeamento também necessita da regularização fundiária e continuidade da construção do muro para proteção e segurança das famílias”, finaliza Carlos Hermes (PCdoB), vereador.
Participantes
Participaram da audiência pública os vereadores Fidelis Uchôa (PRB), Wanderson Manchinha (PSB), Bebé Taxista (AVANTE), João Silva (MDB), Rogério Avelino (DEM), Roberto da Estrada do Arroz (PP), Alberto Sousa (PDT), Flamarion Amaral (PCdoB) e integrantes da Comissão Permanente DCDHG, além da Irmã Virgínia (Diocese de Imperatriz), o Promotor Dr. Sandro Bíscaro (diretor das Promotorias de Justiças de Imperatriz), Adriana Carvalho (Comitê da Cidadania), Carlos Elpidio (SINFRA), Aline Guajajara (UEMASUL), Emanuel Cícero (Coord, Regional da FUNAI), Eliana de Jesus Araújo (FUNAI), Artenize Santos (FUNAI), sociólogo Cleiton Marinho (UFMA), Eduardo Lopes Guajajara, Profª Margarida Chaves (UEMASUL – História) e Profa. Tereza Maracaípe (doutoranda em Letras).
(Foto: Assessoria da Câmara).