X Romaria da Juventude começa neste sábado em Carolina, Sul do Maranhão
O evento deverá reunir mais de 30 mil jovens das Dioceses de Bacabal, Balsas, Brejo, Carolina, Caxias, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Luís, Viana e Zé Doca.
Maranhão Notícias
SÃO LUÍS – Começou a contagem regressiva para a X Romaria da Juventude do Regional Nordeste 5, área que compreende 12 dioceses maranhenses, que será realizada neste sábado e domingo(dias 17 e 18),na cidade de Corolina, no Sul do Estado. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna mais de 30 mil jovens oriundos das Comunidades Eclesias de Base, CEBs, de dioceses maranhenses.
Com o tema “Juventudes: nosso grito é por trabalho e vida”, o encontro pretende provocar uma reflexão sobre a realidade brasileira que mostra muitas carências de politicas públicas e a o que a juventude pensa e se preocupa em relação ao futuro do país.
“Promover e aprofundar a discussão na Pastoral da Juventude e na sua sociedade acerca da realidade social, a partir dos gritos que ecoam das juventudes, por trabalho e vida, sobretudo neste momento pandêmico e pos pandemia, possibilitando que a juventude assuma seu protagonismo cristão e missionário na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, diz um trecho de um texto distribuídos pela organização sobre os objetivos do evento.
Muitas caranavas de jovens começaram a chegar a cidade de Carolina para o evento que há dois anos não era realizado em razão da pandemia.
Durante entrevista em Montes Altos, por ocasião do lançamento da romaria, o representante da coordenação nacional da Pastoral da Juventude, Cadú Santos, disse que as expectativas para este ano são grandes e podem ultrapassar os 30 mil participantes devido a não realização devido a pandemia. Ssegundo ele, os jovens estão com saudades e fome de se reunir e tratar sobre seu protagonismo na evangelização e discussão sobre assuntos sociais como o trabalho e dignidade.
Pela grande quantidade de jovens esperados, o evento deve movimentar Carolina e Região. Vale lembrar que são 30 mil jovens e Carolina é uma cidade histórica que possui 24 mil habitantes e de uma vez só vai ser “invadida” pela juventude católica.
Programação
A missa de abertura está prevista para às 19h de sábado e será celebrada por Dom Vilson Basso, bispo da diocese de Imperatriz, e um dos coordenadores do evento. Padres das dioceses foram convidados, dentre eles, padre Luzimar Moura, que vem se destacando com a juventude pelo seu jeito fáci de se comunicar e pelos acampamentos que tem realizado nos últimos anos.
(Foto: PJ Maranhão-Divulgação).