Denúncias na área da saúde marcam audiência pública do MP em Itinga-MA
A audiência foi bastante concorrida e esclarecedora e serviu para o MP conhecer um pouco da realidade da população de Itinga.
Maranhão Notícias
ITINGA DO MARANHÃO – A situação precária da saúde pública e da infraestrutura estiveram entre as reclamações mais comuns expostas na audiência pública realizada nessa quarta-feira (14), pelo Ministério Público Estadual em Itinga do Maranhão, município distante 623 km de São Luís. Lideranças comunitárias, autoridades locais como o prefeito e o procurador-geral do município participaram do evento.
Diante de um auditório lotado o promotor de Justiça da Saúde, Tiago Quintanilha abriu o evento colocando a importância do evento e de ouvir a população sobre os problemas no município.
“Estamos aqui para ouvir a população, saber quais são as necessidades da população. Para isso é que serve a audiência pública que ouve os reclames da população e para que as autoridades competentes para saná-los”, disse o promotor Tiago Quintanilha que ressaltou que o juiz de direito da comarca vem recebendo muitas demandas processuais nas últimas semanas, a maioria por problemas na saúde pública.
Também tiveram direito a fazer uso da palavra representantes da população e o procurador-geral do município.
Durante sua fala, a vereadora Tania Fernandes apresentou denúncias, segundo ela, dando conta que recursos de emendas parlamentares para a área da saúde foram desviadas para outros fins. Ela chegou a apresentar documentos que comprovariam o desvio de recursos.
Várias pessoas da comunidade se manifestaram em tom de revolta contra descasos em várias áreas e pediram ao MP que apure denúncias de irregularidades.
O evento superou as expectativas do Ministério Público que deverá manter essas ações em outros municípios durante o ano.
Sem Carnaval
O MP recomendou a prefeitura de Itinga a não usar recursos públicos para promover o Carnaval dete ano e priorizar a área de saúde. Na semana passada, o município acatou a recomendação e anunciou que não realizará o Carnaval.
(Fotos: Iane Carolina).