Rio Tocantins chega a 7,5 metros acima normal em Imperatriz
Devido as chuvas e transbordamento do riacho Cacau 36 familias foram desabrigadas no Parque Alvorada 1 e ribeirinhas podem ser nas proximas horas.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – O Rio Tocantins chegou, na manhã desta quarta-feira (22), a 7,5 metros acima do leito normal e as ruas dos bairros Porto das Balsas, Caema e Areial já começaram a ser tomada pelas águas. Com isso, as primeiras familias começaram a ser retiradas das áreas ribeirinhas para os abrigos públicos.
A cheia vem confirmando as previsões da Superintendência Municipal de Defesa Civil que faz o monitoramento da liberação da vazão de águas na Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), e as previsões de chuvas para o período, via Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No riacho Cacau, também, houve a elevação do nível de água do riacho Cacau e aumentou o número de famílias da área mais baixa do Parque Alvorada I, expulsas de casa. Ao todo até a tarde de ontem eram 36 famílias desabrigadas no Parque Alvorada 1, o que representa 145 pessoas.
A Defesa Civil, que já estava em “alerta vermelho” para novas enchentes do rio, passou a intensificar o monitoramento e a percorrer as áreas mais alagadas para oferecer ajuda ás famílias.
Até ontem a noite, muitas delas, mesmo com a água na porta de casa se recusavam a ir para abrigos na esperança de que ocorrasse o recuou das águas.
O transporte das familias das áreas alegadas para os abrigos são equipes da Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Obs: Texto alterado às 11h41 para atualização de informações sobre enchente do rio.
(Foto: Divulgação).