Esporte

Após dez anos de jejum,Maranhão conquista o Campeonato Maranhense 2023

O Maranhão fez o gol de empate no último lance do jogo, nos acréscimos do segundo tempo, e levou a decisão para os pênaltis onde levou a melhor.

Maranhão Notícias

SÃO LUÍS – O Maranhão Atlético Club(MAC), é campeão maranhense 2023. Após dez anos de espera, dois deles na segunda divisão, o Maranhão conquistou na tarde-noite deste domingo (26), no Castelão, o 15º título de campeão maranhense de sua história após empatar no tempo normal e vencer o Moto Club nas cobranças de pênaltis.

Como em toda final que se preze, o confronto entre MAC e Moto foi daqueles que entra para a história recente do futebol maranhense. Teve chuva forte, jogo pegado e emoção até o último instante e até um herói improvável.

Como foi o jogo

A história do primeiro tempo pode ser contada com o antes e o depois da chuva. Antes, com muita insistência o Moto chegou com perigo em dois lances e depois do temporal Enzzo, pelo MAC, chegou com perigo na área adversária em uma cobrança de falta. O jogo chegou a ser paralisado pela arbitragem aos 16 minutos devido a chuva e retornou aos 40 minutos, ou seja, foram 24 minutos de paralisação e o primeiro tempo terminou aos 72 minutos.

Mesmo com o campo encharcado o segundo tempo ganhou mais em movimentação. Aos 10 minutos, Ronald se livrou de dois marcadores e mandou uma bomba em que a bola passou tirando tinta da trave. Enzzo voltou a chegar com perigo na área de Moises aos 15 minutos, e no minuto seguinte Jorge cobra uma falta com perigo que por pouco não surpreende do goleiro Eder, do Moto. Ronald, aos 29, chegou cara a cara com o goleiro Moisies, mas o arqueiro bloqueou o chute e impediu o gol do meia motense.

Em lance de contra-ataque rápido, Leo Silva recebeu a bola na grande área e chutou para o gol e o goleiro Moises fez uma grande defesa.

O MAC ficou com um a menos aos 50 minutos do segundo tempo após a expulsão de Pablo por falta dura em Rodrigo Mucuri.

O placar caminhava para o 0 a 0 e os pênaltis, mas Léo Silva abriu o placar com um gol de falta aos 51 minutos. Com o gol, a torcida do Moto passou a grita “é campeão, é campeão”, mas o MAC não desistiu e conquistou o empate logo em seguida, aos 54 minutos, com Rafael Pará que dominou a bola na área e escolheu o canto após falha da zaga motense. O jogo foi encerrado aos 56 minutos e teve a expulsão do treinador Marcinho Guerreiro por reclamação. Com o placar empatado a decisão foi para os pênaltis.

Na primeira série de cobranças o placar ficou 4 a 4. Perderam Enzzo para o Moto que mandou a bola no travessão e o zagueiro Leone para o MAC.

Na primeira sequência de cobranças alternadas Rafael converteu para o MAC e em seguida o lateral Jonas cobrou e o goleiro Moisés defendeu e garantiu o título. Moisés já havia defendido um pênalti no primeiro turno.

Como fica

O Maranhão termina um ano brilhante. Após conquistar o primeiro turno chegou a final do segundo turno e poderia até ser campeão direito se tivesse vencido o segundo turno. No entanto, perdeu exatamente para o Moto. Na primeira partida da final deu empate e no segundo jogo deu MAC nos pênaltis coroando o grande trabalho do jovem treinador José Augusto.

O quadricolor garantiu vaga na Copa do Brasil, a Série D do Campeonato Brasileiro e a fase de grupos da Copa do Nordeste em 2024.

Na condição de vice-campeão maranhense o Moto tem vaga garantida na Copa do Brasil e pré-Copa do Nordeste. Este ano o Moto ainda vai disputar a Série D do Brasileiro, calendário que veio a partir da conquista do segundo turno do Maranhense e vice-campeonato estadual.

(Foto: Redes Sociais do MAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *