Câmara aprova convocação de secretária de Meio Ambiente Rosa Arruda ,em Imperatriz
Rosa Arruda deve explicar sobre fiscalização de extração de areia no RioTocantins.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – Com 12 votos favoráveis e um contra, do vereador Zesiel Ribeiro, o plenário da Câmara Municipal de Imperatriz (CMI), aprovou, nesta terça-feira (20), a convocação da secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda. A data não foi definida.
A convocação foi solicitada à mesa diretora pelo vereador Carlos Hermes após a tribuna popular de hoje, na qual participou a diretoria da Associação de Empreendedores da Praia do Cacau, que denunciou supostas irregularidades na extração de areia no Rio Tocantins, próximo a Praia do Cacau. A retirada de areia, segundo os representantes da entidade, está inviabilizando e pode acabar, em pouco tempo, com a praia de água doce mais famosa de Imperatriz. O presidente da associação, Francivânio de Sousa Leite disse em tribuna popular que ano passado durante o período de veraneio praticamente todos os barraqueiros ficaram impossibilitados de trabalhar por que em vez do banco de areia, surgiram muitas pedras, o que seria resultado já da extração de areia.
“Quando se aproxima o período de veraneio ficamos ansiosos pois está chegando a melhor data do ano. Além de nós gerar emprego levando bom atendimento, o comercio em geral de Imperatriz se movimenta, do vendedor de cheiro-verde até o vendedor de bolo, o mototáxi, o Uber, o taxi e os hotéis, tendo em vista que muitas pessoas vem de lugares e por isso precisamos do apoio de todos e que esta casa nos apoie com algum projeto em benefício da associação e de todos. Lá são várias famílias que necessitam de seu sustento”, disse Francivânio.
Outras dois empreendedores fizeram uso da tribuna para reforçar o apelo pela resolução do problema, que seria a fiscalização da extração de areia, uma vez que há suspeitas de que algumas dragas estejam atuando sem licença.
Os veradores se dividiram, o vereador Fidelis Uchoa sugeriu que os vereadores fizessem uma vaquinha entre seus pares para usar o dinheiro arrecadado pagar donos de dragas para devolver a areia extraída.
Nessa discussão alguns vereadores toparam, mas outros reagiram forte como Carlos Hermes que atribuiu o problema a falta de fiscalização da extração de areia pela Secretaria de Meio Ambiente e pediu à mesa diretora a convocação da titular da pasta, Rosa Arruda. Esse pedido foi aprovado quase no fim da sessão por 12 a 1.
Os vereadores oposicionistas, Wanderson Manchinha e Bebé Taxista foram na mesma linha. Fidelis e Bebé tiveram breve discussão, sem maiores consequências.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, foi convocada e ficou de se deslocar para a Secretaria de Meio Ambiente para procurar informações sobre a situação da extração de areia.
Titulo de Cidadão Imperatrizense
Também na sessão de hoje foi entregue o título de cidadão imperatrizense à professora Cleomar Conceição da Silva.
Com 41 anos trabalhando em Imperatriz, ela agradeceu a Câmara pela honraria, em especial ao vereador professor Francisco Messias (Messias do STEEI), pela indicação da honraria.
(Fotos: TV Câmara de Vereadores de Imperatriz).