Imperatriz

Começa o festejo de Santa Ana, padroeira de Montes Altos, nesta segunda,17

A programação tem Missas todas as noites, shows culturais e festival de prêmios, dentre outros.

Maranhão Notícias

MONTES ALTOS – Começa nesta segunda-feira(17), o festejo em honra a Santa Ana, padroeira da cidade de Montes Altos, um dos mais tradicionais e populares da Região Tocantina. A programação se estenderá até o dia 26 de julho.

O festejo mais esperado da Região terá todas as noites novenas, a celebração de Missa por um padre convidado de paróquias da Diocese de Carolina e de dioceses vizinhas, shows culturais na praça da igreja matriz, o terceiro festival de prêmios da paróquia e uma praça de alimentação com ambiente propício a confraternização e o reencontro fraterno dos filhos de Montes Altos e convidados.

O pároco Luzimar Moura da Luz explica que o festejo é tradicional do mês de julho e marca o reencontro de muitos filhos montealtenses que retornam a cidade para as férias e festejar a padroeira.

Todos os anos a paróquia, também, adota um tema que reflita a realidade social e seja uma referência para a evangelização, sendo que este ano foi escolhido “Santa Ana, Mãe e Mestra”.

“Nossa Senhora acolheu a vontade de Deus a partir dessa experiência no seio de sua família. Santa Ana é a patrona da família e junto com São Joaquim são os pais de Nossa Senhora, então colocamos esta temática “Mãe e Mestra” para confirmar que a família continua sendo a célula-mãe da sociedade”, justificou o padre Luzimar Moura.

Novidade

Uma novidade deste ano é que as atrações culturais serão cantores da própria cidade, uma forma de reconhecer e incentivar os bons valores da “prata da casa”.

A paróquia vem se aproximando cada vez mais da comunidade indígenas que terá um espaço durante o festejo. Durante a fase de preparação do festejo, padre Luzimar esteve fazendo “desobrigas’ na zona rural ou “sertão” como se costuma chamar e realizando batizados de crianças indígenas.

No último dia 24 de junho, de São João, durante uma festa tradicional dos povos indígenas Kricati, o padre Luzimar celebrou 22 batizados de indígenas na aldeia São José. Durante o evento, o sacerdote aproveitou para convidar os indígenas para o festejo de Santa Ana.
(Foto: Maranhão Notícias).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *