ELEIÇÕES 2024: especialistas em marketing político discutem estratégias em Imperatriz
O COMPOL MARANHÃO foi realizado nos dias 28 e 29 e reuniu especialistas do Brasil para tratar da campanha eleitoral 2024.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – “É preciso começar a pré-campanha eleitoral cedo. Mesmo sem partido, o político já pode trabalhar no Turno Zero”. As palavras, de forma resumida, são do publicitário, professor e consultor de estratégia de marketing político Emerson Saraiva durante palestra na primeira edição do Compol Maranhão. Realizado nos dias 28 e 29, o maior evento de marketing político do Brasil reuniu centenas de pessoas de vários Estados em Imperatriz.
Saraiva fez uma linha do tempo da história política do Brasil e as mudanças no comportamento do eleitor ao longo dos anos e o uso das redes sociais no processo político.
“O jogo não é mais dinheiro. Agora é a atenção. O eleitor agora entendeu o processo e quer uma “vingancinha”, em que ele pode até pegar dinheiro ou outros objetos, mas vai votar naquele com quem ele se identificou”, disse.
Membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), e com especialização em pesquisa e marketing, Laércio Menegaz, fez uma projeção das eleições municipais de 2024.
“Nas eleições 2024 os eleitores vão votar no candidato preparado, a pauta local será dominante e a pauta ideológica será ainda mais forte do que nas eleições de 2020”, ressaltou Laércio, acrescentando que o posicionamento e a narrativa do candidato serão decisivos para seu sucesso no pleito eleitoral.
Laércio também citou frases de efeito para justificar a importância da preparação do candidato e sua equipe de campanha. Numa delas ele foi incisivo“ Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino” e ainda “Quem não tem estratégia está na estratégia de alguém”.
A jornalista, professora e especialista em Estratégia Digital e Planejamento em Comunicação Política, Vanessa Marques abordou sobre como planejar e executar uma campanha eleitoral vencedora, mesmo em condições adversas. Como exemplo ela citou a campanha que liderou para um candidato “azarão’, um homem simples e rude de poucos recursos, sem partido coligado, e pouco tempo na propaganda eleitoral gratuita contra um adversário forte com muito tempo de propaganda e muitas coligações. Ela comparou o duelo como a história bíblica de Davi contra Golias, e como aconteceu na bíblia, Davi venceu após muita estratégia e as pedras usadas por ele foi um problema que afligia a população da cidade e até então não estava na pauta.
Jornalista com especialização em marketing político e vasto currículo em campanhas eleitorais, Lucas Pimenta apresentou técnicas de como usar bem as redes sociais na campanha eleitoral. Primeiro ele chamou a atenção para a finalidade das redes sociais e alertou que muitas campanhas fazem uso errado das redes.
“As pessoas procuram as redes sociais para entretenimento, informação e interação”, disse Pimenta. Para ele, antes de produzir seu material para as redes sociais o candidato e equipe precisam analisar se essa postagem vai ensinar algo, informar algo ou divertir, do contrário o material não vai interessar aos internautas.
A programação foi encerrada com a palestra do estrategista de marketing político paraibano e Juarez Guedes que citou cases de sucesso de campanha eleitoral. Ele enfatizou sobre as estratégias usadas no marketing da campanha do então candidato ao governo da Paraíba, João Capibaribe. Numa peça de grande sucesso, o candidato aparece tocando guitarra.
Participações
Mais de 200 pessoas, dentre políticos, assessores e representantes de partidos dentre outros, de cidades do Maranhão, Pará, Tocantins e Brasília participaram do evento. Estiveram presentes o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (Agemsul), Vagtônio Brandão representando o governador Carlos Brandão e o deputado federal, Josivaldo JP.
(Fotos: Maranhão Notícias).