Câmara aprova abono salarial para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias
Mais de 600 agentes comunitários de saúde e quase 200 agentes de endemias foram beneficiados pelo projeto de lei enviado pela prefeitura.
Câmara Municipal de Imperatriz/Divulgação
IMPERATRIZ – Os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias estiveram presentes hoje (31) na Câmara Municipal de Imperatriz, onde acompanharam todos os discursos e a votação unânime dos vereadores, que aprovaram o abono salarial, garantido por Lei Federal à classe. Em Imperatriz, são mais de 600 agentes comunitários de saúde e quase 200 agentes de endemias que realizam o trabalho preventivo de bairro em bairro.
A Lei Ordinária nº 70/2023, de autoria do Poder Executivo, e agora aprovada pelos vereadores, tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho desempenhado pelos ACS e ACE na promoção da saúde da população, e no combate a endemias no âmbito do município.
Os agentes comunitários são profissionais que atuam no acompanhamento de famílias, realizando visitas domiciliares, orientando sobre medidas preventivas, identificando situações de risco e encaminhando os casos necessários para a devida assistência. Já os agentes de combate às endemias têm como função a prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, como o mosquito Aedes aegypti, por exemplo.
Ao conceder esse incentivo financeiro, a lei busca não apenas motivar os agentes comunitários e de combate às endemias, mas também fortalecer o sistema de saúde do município, promovendo uma melhor assistência à população e contribuindo para a prevenção e controle de doenças.
(Foto: Ana Karla/Assessoria).