Secretária de Saúde apresenta prestação de contas em audiência pública na Câmara de Vereadores de ITZ
A audiência pública foi para a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Imperatriz.
Câmara Municipal de Imperatriz, com edição-Divulgação
IMPERATRIZ – A Câmara Municipal de Imperatriz realizou na manhã desta quarta-feira (28), uma audiência pública, no plenário Léo Franklin, sobre a “Apresentação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Fundo Municipal da Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2023”.
Os dados foram apresentados pessoalmente pela secretária de Saúde, Doralina Marques, que na oportunidade estava acompanhada da diretora do Hospital Socorrão, Priscila Ventura, do diretor do Hospital Socorrinho, Dirceu Castro e do coordenador de Atenção Primária à Saúde, Railton Lima.
A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social, o vereador João Silva (MDB) e de forma especifica foram apresentados os dados financeiros e um balanço das principais ações realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do período em questão.
Doralina Marques destacou os investimentos e gastos de manutenção realizados na rede de atenção básica, nos programas de vacinação, na compra de medicamentos e insumos, além das melhorias nas instalações das unidades de saúde.
“A região de Imperatriz é composta por 16 municípios, totalizando uma população de 559 mil habitantes, mas nós somos referências para 43 municípios, totalizando uma população de mais de 1 milhão de pessoas”.
No decorrer da audiência, a chefe da pasta da saúde destacou também os números de profissionais e as ações realizadas do período.
“Nós temos, atualmente, 4.673 profissionais na secretaria municipal de saúde entre efetivos, nomeados e contratados. Na produção da atenção básica, nós fizemos pequenos procedimentos cirúrgicos e foram realizados 35.315 procedimentos clínicos, 10.773 finalidades diagnósticas, 10.077 ações de prevenção e promoção à saúde”.
O debate foi produtivo e contribuiu para o controle social e a transparência na gestão dos recursos destinados à saúde pública. No encerramento da Audiência Pública, o vereador João Silva ressaltou a importância do acompanhamento constante da execução orçamentária do Fundo Municipal da Saúde e reafirmou o compromisso da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social em fiscalizar e garantir a qualidade dos serviços prestados à população.
(Foto: Ana Karla-Assessoria da Câmara de Vereadores).