Luto na comunicação esportiva: morrem Silvio Luiz, Antero Greco e Washington Rodrigues, o Apolinho
Os três comunicadores fizeram história no jornalismo esportivo brasileiro.
Maranhão Notícias
SÃO PAULO – A morte do narrador esportivo Silvio Luiz e do comentarista e apresentador da ESPN, Antero Greco, fechou a triste coincidência do desaparecimento de três grandes nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Na noite de quarta-feira (15), foi anunciada a morte do lendário radialista e comentarista esportivo Washington Rodrigues, o popular Apolinho, que tinha um programa na Rádio Tupi.
Silvio Luiz e Antero Greco morreram em São Paulo, com poucas horas de diferença, enquanto Apolinho faleceu na noite anterior, no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava internado em tratamento de um câncer.
Silvio Luiz
Criador de bordões como “Olha no lance”, “Pelo amor dos meus filhinhos”, e “Foi, foi, foi, foi, foi ele!”, Silvio Luiz morreu aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz desde o dia 8 de maio, após sofrer um derrame. Ele deixa a esposa e três filhos.
Uma marca deixada por Silvio Luiz foi a “quebra” de paradigmas nas transmissões esportivas, que antes eram muito sérias e chatas.
Silvio Luiz participou da transmissão de seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas. Sua trajetória profissional inclui passagens por programas esportivos no Grupo Bandeirantes, na Record, no SBT e na RedeTV!. Ele estava transmitindo a partida entre Palmeiras e Santos quando passou mal e teve de ser hospitalizado.
Antero Greco
Vítima de um tumor no cérebro, Antero Greco teve uma bonita história no jornalismo esportivo e ficou muito conhecido como comentarista e apresentador da ESPN. Ele deixa a esposa e dois filhos.
Greco formou-se em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e iniciou a carreira profissional no início da década de 1970, no jornal O Estado de S. Paulo, onde atuou em várias áreas, depois no jornal Folha de São Paulo e, posteriormente, no Grupo Bandeirantes.
Apolinho
Carismático e amante de comunicação e futebol, Washington Rodrigues, 87 anos, o Apolinho, marcou uma geração de amantes do futebol. Desde fevereiro de 1999, ele comandava o programa “Show do Apolinho” na Rádio Tupi, onde tinha grande audiência no segmento.
Apolinho participou de quatro Copas do Mundo como repórter e comentarista esportivo. Em suas experiências e bastidores esportivos, criou expressões que se notabilizaram no mundo do futebol até hoje, como “chocolate” (quando um time leva uma goleada), “Geraldinos e Arquibaldos”, “Pinto no lixo” e “Briga de cachorro grande”, entre tantas outras frases.
(Foto: Reprodução Redes Sociais e TV Record).