Imperatriz

Comissão Carcerária discute ressocialização de presos em tribuna popular na Câmara de ITZ

Na sessão foram aprovadas, ainda,  indicações de honrarias para pessoas que se destacaram na sociedade imperatrizense.

Maranhão Notícias com informações da assessoria

IMPERATRIZ – A última sessão ordinária desta semana, realizada na quinta-feira(23), foi bastante movimentada com a aprovação de Indicações de honrarias, como titulo de cidadania e medalha do mérito legislativo, e ainda uma Tribuna Popular com representantes do Conselho da Comunidade Carcerária da Execução Penal do Município de Imperatriz. A jornalista Simone Oliveira (TV Mirante), foi uma das homenageadas na sessão.

Durante aproximadamente uma hora o padre Elisvaldo Cardoso da Silva, presidente do Conselho da Comunidade Carcerária da Execução Penal, destacou a importância da Comissão Penitenciária para garantir os direitos dos detentos no Sistema Prisional do município, com ênfase na necessidade de promover a ressocialização dos apenados e melhorar as condições de vida dentro das unidades prisionais.

O juiz Douglas Martins, coordenador de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário, participou da sessão de forma online, ocasião em que ressaltou a importância da atuação da Comissão Penitenciária para fiscalizar as condições de encarceramento, garantir a humanização do sistema carcerário e promover a reintegração social dos presos.

O magistrado, também, destacou a importância da participação da sociedade civil na discussão e implementação de políticas públicas voltadas para a ressocialização e reinserção dos detentos na sociedade após o cumprimento de suas penas.

A realização da Tribuna Popular foi um pedido do vereador Carlos Hermes (PT), que avaliou o evento como muito positivo por proporcionar discussão no âmbito legislativo e contribuir para um debate mais amplo e democrático sobre a questão penitenciária em Imperatriz.

Indicações

Presidida pelo vice-presidente, Zesiel Ribeiro (Agir),  a sessão teve ainda a participação de outros membros da mesa diretora como os vereadores Claudia Batista (Avante), Rubinho Lima (PMN), Wanderson Manchinha (MDB).

A vereadora Lindaura Cardoso (PMN), participou da entrega do Título de Cidadão Imperatrizense para a Turismóloga Ângela Cristina França Iaghi, a “Tininha”, que neste momento memorável estava acompanhada de familiares e amigos, incluindo seu tio, o ex-vereador e ex-presidente desta Câmara, o ex-vereador Edison Rosa Caldeira (1983-1984 / 1987-1989). Também recebeu o Título de Cidadão Imperatrizense o Sr. Antônio Pereira de Lucena Neto, que migrou para Imperatriz em 1972 e desde então muito contribuiu para o desenvolvimento da educação.

O plenário aprovou, ainda, indicação da vereadora Lindaura, para a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Barão de Coroatá para a assistente social Sra. Etiene Moura de Matos, fundadora do Projeto Resgate e a Sra. Mayara Munike Tavares Chávez, fundadora da Associação de Mulheres Empreendedoras de Imperatriz e líder do grupo Mulheres do Brasil, núcleo Imperatriz.

O vereador Bebé Taxista (PP), conseguiu a aprovação pelo plenário da concessão de Medalha Barão de Coroatá à jornalista Simone Oliveira da Silva, por sua atuação na divulgação da arte, esporte e ciência no município e região.

(Fotos: Imagens Reprodução TV Câmara Municipal de Imperatriz).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *