Brasil

Milhares de fies participam do 1° Círio de Nazaré da cidade de Nazaré-TO

Evento foi marcado por muita devoção, fé e emoção dos fies.


Maranhão Notícias

NAZARÉ DO TOCANTINS – Mais de cinco mil fieis oriundos de dioceses de Tocantinópolis, Palmas, Carolina e Imperatriz, participaram no último domingo (26), do 1º Círio de Nazaré da cidade de Nazaré, localizada no Norte do Estado do Tocantins, distante 525 km de Palmas e 731 km de Belém-PA. O evento foi marcado por surpresas, emoção e fé.

A bordo de um helicóptero, a imagem oficial de Nossa Senhora de Nazaré com seu manto, procedentes de Belém, fez um sobrevôo nas cidades de Nazaré e Santa Teresinha, sendo que nessa última desceu num campo de futebol da cidade onde foi recebida com muito carinho por centenas de fiéis que participaram desse lindo momento de devoção e fé pela mãe do Salvador.

Padre Josimar Campos recebe imagem após desembarque de helicóptero. foto Esequias Araújo-Governo do Tocantins.

No local, o padre Josimar Campos recebeu a imagem e deu-se inicio a uma carreata que se encerrou na entrada da cidade de Nazaré, onde o bispo da diocese de Tocantinópolis, dom Carlos Henrique da Silva Oliveira, deu uma bênção especial aos presentes.

A imagem foi colocada no carro da berlinda, que foi puxada pela corda, um dos símbolos mais marcantes do Círio. A corda foi levada por uma equipe do Círio de Palmas.

A procissão percorreu ruas e avenidas da cidade nazarena com muitas orações, cânticos e alegria por parte dos fiéis, impulsionados pela animação dos cantores no carro de som até praça da matriz, onde foi celebrada uma santa missa especial por dom Carlos Henrique bispo empossado da Diocese de Tocantinópolis, com a participação de dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Araguaína e concelebrada por vários Sacerdotes das paróquias vizinhas.

Devotos de vários municípios tocantinenses, paraenses e maranhenses participaram do Círio em Nazaré-TO. Foto: Assessoria do Cirio.

Durante a procissão, um fato que chamou a atenção foram algumas paradas do cortejo para que pessoas com problemas de locomoção pudessem receber a visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.. Era visível no rosto das pessoas, a emoção e alegria em participar de importante festa, a primeira edição do Círio de Nazaré no Bico do papagaio.

“Aqui nós percebemos a religiosidade popular, esse amor pela mãe de Deus, nossa mãe, a virgem Aparecida invocada com o título de Nazaré. Que ela possa sempre interceder sempre junto a seu filho, Nosso Senhor e Salvador para que todo o povo tenha vida e vida em plenitude e possa, também, imitá-la na caminhada”, disse dom Carlos Henrique desejando uma benção ao povo tocantinense.

Emocionado, o padre Josimar Campos, pároco da igreja matriz de Nazaré, em Nazaré, disse que a realização do Círio em sua cidade é a concretização de um sonho.

“Quero dizer para a Região do Bico do Papagaio que podermos realizar o Círio de Nazaré aqui na nossa região é uma benção para todo o povo. A procissão foi muito bonita e o Círio superou todas as nossas expectativas por que Nossa Senhora trouxe milhares de pessoas para cá, onde temos também nosso bispo que tomou posse na noite de ontem, o que é uma grande benção”, disse padre e coordenador do Círio, Josimar visivelmente emocionado.

O padre Josimar Campos, dom Carlos Henrique Oliveira, Maurício Martins e integrante da Guarda de Nazaré e Belém do Pará, no Círio em Nazaré-TO. TO. Foto: Assessoria do Cirio.

“Esse momento é maravilhoso e histórico para a cidade de Nazaré, por ser o primeiro Círio. Em qualquer lugar quer formos representando a Guarda de Nazaré é uma emoção diferente, povo diferente, mas a fé é a mesma, o olhar e o jeito que o povo recebe Nossa Senhora é uma coisa maravilhosa. É sempre assim e sempre será, em qualquer lugar do planeta, Maria é recebida com muito amor’, disse Raimundo Monteiro, da Guarda de Nazaré de Belém.

Embaixador de Nossa Senhora de Nazaré para os Estados do Maranhão e Tocantins, Mauricio Martins disse o Círio de Nazaré vai reforçar a devoção mariana na Região do Bico do Papagaio e a tendência será o crescimento da festa todos os anos a partir de agora.

Show do padre Alessandro Campos encerrou o Círio. Foto: Assessoria.

(Fotos: Maurício Martins-Divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *