COPÃO MA DO SUL: AMIRT condena suposto ato de racismo em jogo entre João Lisboa e Davinópolis
O caso inédito e lamentável no Copão aconteceu na partida entre João Lisboa e Davinópolis.
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ- A Associação de Municípios Região Tocantina e Sul(AMIRTs), emitiu nessa segunda-feira(10), uma nota de repúdio na qual condenou “racismo em todas as suas formas de manifestação”.
O posicionamento da entidade se deu após uma denúncia de suposto caso de ato racismo contra o lateral esquerdo Alexandre, da seleção de Davinópolis durante a partida entre João Lisboa e Davinópolis, no domingo(9), pela 4ª rodada da fase de grupos e 1ª rodada do returno do XII Copão Maranhão do Sul.
A entidade promotora do Copão se refere ao assunto como um caso consolidado, mas, na prática, o autor das ofensas não chegou a ser preso e a denúncia não foi formalizada por falta de provas. Segundo o comandante do policiamento no estádio, Ione Tomé, o Tomezão, o sargento Josean, o árbitro da partida, Luciano Borges, não acatou os argumentos das testemunhas.
A partida chegou a ficar interrompida por cerca de dez minutos.
No segundo tempo, aos 11 minutos, Eduardinho, recebeu uma bola no bico direito da grande área e mandou uma bomba que levou a bola a morrer no fundo das redes. O goleiro, ainda, tentou impedir, mas a bola foi no angulo superior esquerdo.
Eduardinho foi comemorar o gol em frente a torcida de João Lisboa, onde estava o homem que supostamente cometeu o ato injúria racial, batendo no braço apontando a cor da pele.
A seleção de João Lisboa empatou quase no fim da partida com gol de Hitalo Tauan.
A seleção de Davinópolis terminou a partida com um jogador a menos, após a expulsão de Rodrigo, supostamente após ofensas ao árbitro da partida.
Nota AMIRTs
COM RACISMO NÃO TEM JOGO
A comissão organizadora do XII Copão Maranhão do Sul de Futebol junto repudia o inadmissível episódio de injúria racial sofrido pelo atleta da Seleção de Davinópolis na partida deste domingo (09), em João Lisboa – MA pela 4ª Rodada da Fase de Grupos da competição.
A comissão, junto a AMIRTS realizadora da competição, se solidariza com o jogador e com todos que, ainda são vítimas desse pensamento criminoso, e reitera que recusa o racismo em todas suas formas de manifestação.
Que estes atos sejam extintos do futebol. Estamos unidos contra o racismo.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora, XII Copão Maranhão do Sul de Futebol – Amirts.
As seleções de João Lisboa e Davinópolis também se manifestaram condenando atos de racismo.