COPÃO MARANHAO DO SUL: Seleção de Montes Altos volta vencer e conquista título inédito
Em 1997 Montes Altos tinha conquistado outra competição regional, a Copão Mirante do Sul do Maranhão.
Maranhão Notícias
MONTES ALTOS – A seleção de Montes Altos é a campeã do XII Copão Maranhão do Sul, a maior competição regional de futebol amador do Norte-Nordeste. A conquista foi na tarde-noite desse domingo(11), no Estádio João Parsondas de Carvalho, em Montes Altos, com uma vitória por 3 a 1 contra a seleção de Grajaú.
O primeiro passo para a conquista do titulo inédito se deu na primeira partida da final, em Grajaú, quando a seleção montealtense venceu por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Jeffinha. Para o segundo confronto, a seleção grajauense entrou em campo com várias modificações, mas ainda, assim prevaleceu a supremacia da seleção local, que empurada pela torcida, manteve-se no ataque e busca do gol.
O primeiro gol da partida foi marcado aos 31 minutos de jogo por Edilauso. Em ataque rápido pela esquerda, a bola foi cruzada na área obrigou o goleiro Jardel a espalmar para meio da área e Edilauso pegou de primeira mandando a bola no ângulo superior esquerdo. Montes Altos 1 a 0.
O gol despertou a seleção de Grajaú que passou a pressionar. O gol de empate aconteceu aos 51 minutos do primeiro tempo em cobrança de penalti cometido pelo goleiro de Montes Altos. O atacante e vice-artilheiro da competição, Otávio, cobrou com perfeição, mandando a bola no canto esquerdo baixo do goleiro Lucas Vieira.
O gol animou a torcida de Grajaú, que ficou mais animada, e a seleção grajuense ampliou a pressão e por pouco não virou o placar, mas o jogo acabou no primeiro tempo. Depois do intervalo, Grajaú se manteve pressionando, mas levando sustos nos contra-ataques. Foi numa dessas jogadas, aos 14 minutos da etapa final que a zaga cometeu penalti, que Edilauso cobrou, converteu e colocou Monte Altos, mais uma vez na frente do placar.
Com a vitória parcial por 2 a 1 (no placar agregado 3 a 1), a torcida de Montes Altos começou a gritar “É campeão, é campeão, é campeão”. A seleção de Grajaú lutou até o fim, mas não teve como mudar o placar, pelo contário, a sitruação, que era ruim para os visitantes ficou, ainda, pior após o terceiro gol marcado por Júnior Aguiar. Esse gol foi de placa. Júnior Aguiar ganhou uma bola na intermediária de defesa deu dois passos e chutou por alto e a bola foi parar dentro das redes, uma pintura de gol. Placar final: Montes Altos 3 1 Grajaú.
Festa na torcida
Após o apito final os atletas cumprimentaram, a torcida e comemoram juntos aos gritos de “É campeão!” O diretor de futebol e coordenador da seleção, Batista Peixoto foi jogado para cima pelos jogadores em momento de grande emoção.
O prefeito Domingos França, também, não escondia a alegria pela conqusita. Durante a solenidade de encerramento da competição, França havia respondido de forma bem-humorada a uma provoção do d eum deputados de Grajaú que disse “Perdemos o primeiro jogo, mas viemos aqui para ganhar”.
Após a partida, a comissão organizadora montou um palco onde foi entgreguie a premiação. Durante a montagem da estrutura o prefeito Domingos França acabou abrindo os porões e muitos torcedores entraram para o gramado. Além da montagem do palco, foi erguida uma barreira de proteção, embora isso tenha sido protocolo, pois não houve nenhuma confusão durante o evento.
Da solenidade de premiação participaram o secretário de Estado do Esporte, Naldir Lopes, o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão(AGEMSUL), Vagtônio Bransão, um repreesentante da Suzano, o deputado estadual de Grajaú, Ricardo Arruda, o prefeito Domingos França, vereadores locais dentre outros.
(Fotos: João Rodrigues).