Imperatriz

Cirio de Montes Altos supera expectativas e ano que vem vai homenagear Capuchinhos

O Círio de Montes Altos aconteceu de 1 a 8 de setembro com relatos de bençãos alcançadas.


Maranhão Noticias

MONTES ALTOS – A quinta edição do Círio de Nazaré de Montes Altos trará uma homenagem aos frades Capuchinhos pela passagem de 30 anos da construção da réplica da torre de Pisa, principal cartão-postal da cidade, dentre outras novidades. O anúncio partiu do padre Luzimar Moura da Luz, pároco e coordenador-geral do Círio, durante o encerramento da quarta edição da festa religiosa no último domingo(8).

A edição deste ano consolidou o Círio de Montes Altos como a maior festa mariana das Regiões sudoeste e sul do Maranhão. O diferencial da edição recém-encerrada foi a inclusão de um dos principais e mais marcantes ícones do Círio de Nazaré de Belém: a corda. A imagem, também, ganhou um manto novo e muito bonito e uma berlinda própria confeccionada artesanalmente.

Os novos ícones foram utilizados em duas procissões, a do translado ou “Procissão Luminosa” e a procissão do Círio, que encerrou oficialmente a homenagens à Rainha da Amazônia como, também, é chamada Nossa senhora de Nazaré.

O Integrante da Guarda de Nazaré, em Belém(PA), Monteiro chegou à cidade dias antes e ministrou um treinamento para os guardas de Nazaré e santa Ana em razão da inclusão do novo ícone. Deu certo.

Procissão e relatos de fé

Muito esperada pelos romeiros, a Procissão do Círio saiu da frente da Capela de São João Batista, na Vila Angical, por volta das 17h20 puxada por padre Luzimar Moura com auxílio de um carro de som onde a cantora Simone Castro, de Ananás(TO), entoava os hinos e chegou à praça da igreja matriz pouco mais de duas horas depois. No trajeto foram muitas as demonstrações de fé e devoção a Nossa senhora.

A corda, com cem metros de extensão, era um dos espaços mais concorridos, mas em nenhum momento houve tumulto, pelo contrário, os fieis se revezavam. Uma cena comum era de pessoas descalças em sinal de peregrinação e agradecimento a alguma benção alcançada por intercessão da santa,

“Estou aqui para agradecer Nossa senhora por ter me curado de uma dor na perna. Está com dois anos e por isso estou aqui pegada na corda e com fé em Deus ano que vem estarei aqui de novo”, disse dona Maria aparecida Barbosa, residente no município.

A dona de casa Terezinha de Jesus foi agradecer por conseguir resolver uma questão na justiça. Nossa Senhora destravou e resolveu a questão, razão pela qual dona Terezinha foi agradecer e renovar sua fé. A coordenação do Cirio fez um livro com relatos de milagre relatado por fiéis desde a primeira edição da festa mariana em Montes Altos.

A Missa do Círio foi celebrada por dom Francisco Lima soares, bispo diocesano de Carolina, que durante sua homilia ressaltou a importância do Círio de Nazaré para o fortalecimento da fé regional. Dom Taveira, arcebispo emérito de Belém, também, deixou uma mensagem em áudio ao povo de Montes Altos, a dom Francisco e ao padre Luzimar a quem parabenizou pelo Círio.

E parabenizou os romeiros locais e de municípios vizinhos que participaram do evento em caravanas. Uma das caravanas era do Clube de Mães de Imperatriz, coordenado por dona Conceição Formiga, uma devota de Nossa Senhora de Nazaré que anualmente ia à Belém e passou a prestigiar também o Cirio montealtense.

A festa deste ano deixou um gostou de quero mais nos fiéis que em setembro de 2025 prometem voltar a cidade que não por acaso tem o slogan de “Cidade do Amor e da Paz”.

(Fotos: Maurício Martins).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *