RIO TOCANTINS: Defesa Civil mantém alerta de risco de acidentes e afogamentos nesta época do ano
O alerta vale para Imperatriz e Região, sendo que o caso mais recente foi a morte de um rapaz de Da vinópolis próximo a Praia de Sumaúma.
Maranhão Noticias
IMPERATRIZ – O lamentável registro de morte por afogamento de um homem no último domingo(15), cujo corpo foi encontrado nas proximidades da Praia da sumaúma, em Ribarmar Fiquene chama a atenção para os períogos de atividades de lazer no Rio Tocantins nesta época do ano. A Superintendência Municipal da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já fizeram alertas este ano para os riscos de acidentes e afogamentos levando-se em consideração a elevação do nível do rio.
O caso mais recente foi o afogamento, com morte, de Ivan santos Fausto silva, morador da cidade de Davinópolis.
Ivan estava tomando banho com amigos quando desapareceu nas águas, o que levou barqueiros e amigos a fazerem buscas que resultaram na localização do corpo horas depois não muito distante do local onde havia aconteceido o desaparecimento.
O rapaz, segundo populares, teria consumido bebida alcoolica. Esse tipo de procedimento não é recomendável durante o banho pois deixa a pessoa mais vulnerável, com reflexos lentos dentre outros.
Após o resgate o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal(IML), onde passou por exames de praxe e foi liberado para familiares. Muita gente passou pelo velório do rapaz que era uma pessoa muito querida em Davinópolis.
A Defesa Civil de Imperatriz mantém o monitoramento diário do rio e alertas sobre os perigos de banho em toda a extensão de Imperatriz. O alerta, também, vale para municipios vizinhos porque após o fim do periodo reservado para o veraneio, a Usina Hidrelátrica de Estreito (UHE), segue seu cronograma normal de operação.
“A Defesa Civil informa a população que, o Período de Operação Especial do Reservatório de Estreito encerrou neste domingo dia 08 de setembro de 2024, com término do Período o nível do Rio Tocantins começou a subir, pois as vazões serão praticadas de acordo com as necessidades da Hidrelétrica”, diz treco de uma nota da Defesa Civil de Imperatriz.
A nota é encerrada com mai uma alerta: “Hoje dia 10 de setembro de 2024, o nível do Rio Tocantins está -1.32 negativo, com o aumento das vazões a tendência é o nível do Rio aumentar a cada dia, por este motivo a Defesa Civil alerta sobre os cuidados que a população precisa ter ao frequentar o Rio”. De lá para cá nada mudou.
(Foto: Arquivo).