Projeto Curta Imagem Negra apresenta trabalho em cinema de Imperatriz
A 11ª edição do evento é promovida pelo MP-MA, URE E DPE.
Ministério Público Estadual-Divulgação
IMPERATRIZ – Os Estudantes do Ensino Médio de Imperatriz apresentam os trabalhos desenvolvidos para o Projeto Curta Imagem Negra – Procine 2024, promovido pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz por meio da Coordenação de Educação de Igualdade Racial do Município em parceria com o Ministério Público do Maranhão e a Defensoria Pública do Estado.
O projeto é realizado nas escolas públicas, voltadas para o Ensino Médio, por meio de oficinas de cinema para produzir curtametragens de dois a dez minutos. As atividades contam com coordenação de Eró Cunha e a orientação do cineasta João Luciano Martins. Depois de muitas edições, recebe o apoio do Ministério Público do Maranhão por meio da 8ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Mulher de Imperatriz, cuja titular é a promotora de justiça Gabriele Gadelha.
Os temas abordados são racismo ambiental e protagonismo feminino. A premiação são certificados para professores e estudantes, além de troféus e equipamentos tecnológicos.
A ação consiste em trabalhar a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do ensino da história e cultura brasileira e indígena.
Exibições
A exibição dos curtas começou na segunda-feira e continuam na tarde desta terça no cine star localizado no tocantis shopping e na quarta durante manhã no teatro Ferreira Gullar. Onde também ocorrerá A premiação para os melhores filmes realizada também na quarta, às 19h, no Teatro.
(Fotos: Assessoria do MP).