Imperatriz

Apresentação do novo manto de Nossa senhora marca abertura do Círio de Montes Altos

A programação e encerra dia 8 com uma procissão e Missa que será celebrada por Dom Francisco Lima Soares.

Maranhão Noticias

MONTES ALTOS – Um misto de alegria e muita fé marcaram a Missa e solenidade de apresentação do novo manto e a abertura oficial da quarta edição do Círio de Nazaré de Montes Altos, maior festividade religiosa  mariana do Sudoeste do Maranhão.  A programação teve início dia 1º e se estenderá até o dia 8 de setembro na paróquia matriz de Santa Ana.

A histórica igreja de Santa Ana, a avó de Jesus, ficou lotada de fiéis, muitos deles procedentes da zona rural e municípios vizinhos que foram renovar a fé, pagar promessas ou agradecer bênçãos alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora. A apresentação do manto aconteceu após a celebração da Missa em clima de muita emoção, sob a presidência do padre Luzimar Moura da Luz, pároco local.

Por um grande tapete vermelho ligando a porta da igreja matriz até o altar passaram várias crianças com idades de 7 a 10 anos, em média, vestidas de anjos, em duplas algumas espalharam pétalas de rosas sobre o tapete por onde passou José Garibaldi Ferraz de souza II e esposa Keila Nara Queiroz Ferraz e o filho, José Garibaldi Ferraz III.

Pela primeira vez desde o início do Círio, a família Ferraz conduziu a imagem até o altar onde, sob intensas palmas,  a entregou solenemente ao padre Luzimar. O altar preparado para a santa virou o centro das atenções e logo os integrantes da Guarda de Nazaré se aproximaram.

Durante fala, o coordenador do Círio, Mauricio Martins parabenizou a população pela bonita festa religiosa e expressão de fé do povo montealtense. Ele se disse feliz em participar da implantação do Cirio, agradeceu apoiadores e , principalmente, os católicos pela acolhida do Cirio que vem crescendo a cada ano e ressaltou que “é necessário que esta cidade acolha cada vez mais, a cada ano,  independentemente do gestor e do padre porque depende de cada um de vocês, de cada um de nós católicos, que tenham fé na devoção a Maria”.

O padre Luzimar Moura, disse que o momento é de alegria, muita fé e ressaltou que a população  está de parabéns pela bonita festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Ele fez um convite para que os católicos de toda a Região participem da festa. 

Sobre o manto

Os lírios em azul celeste, que desabrocham entre os arabescos, representam as vocações de cada cristão no serviço da Igreja peregrina, nas estradas do mundo rumo ao céu, para a vivência de uma Igreja mais santa e ativa na missão evangelizadora. 

Em todo o ornamento de arabescos, vê-se incrustadas gemas de zirconia cúbicas em várias cores, representando as virtudes do cristão, enaltecida ao longo da história da Igreja. O vermelho representa o martirio dos santos. O amarelo, o testemunho de vida e santidade. O azul, os milagres e fenômenos atribuidos por suas intercessões. O rosa, o amor e a infalível devoção a virgem Maria, mãe da Igreja

Fecha o manto, um lindo broche em porcelana fria, folheado a ouro e cunhado em pedras de cristais semipreciosos. Nele, vê-se o brasão da Santa Sé Romana Simbolizando que Maria é a Mãe e Senhora, que guia e guarda a santa Igreja Católica, caminhando com ela por todos os séculos, orando e intercedendo pois ela, que é sede da sabedoria, é auxílio dos cristãos, refúgio dos pecadores, Rosa mistica, Mãe e Esplendor da Igreja

O manto foi confeccionado em cetim bucol branco, alvo rebordado em strass de cristal (po de cristais), branco amarelo dourado rosa, bronze, vermelho e transparente, sendo ponteado em linhas coloridas, nos tons azul royal e azul celeste Também foram utilizadas letras de estanho dourado, doadas pelo senhor Fábio Italo Tendo sido iniciado em 8 de fevereiro, o manto levou cinco meses para ser confeccionado Sua conclusão. 

(Fotos: Pascom).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *