Audiência Pública discute criação da Universidade Federal do Sudoeste Maranhense
Pelo projeto serão unificados os campus das cidades de Imperatriz, Grajaú e Balsas.
Camara Municipal de Imperatriz- Divulgação
IMPERATRIZ – Na manhã de quinta-feira (27), a Câmara Municipal através da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizou a Audiência Pública sobre o projeto de criação de uma nova instituição federal de ensino superior, a UFMASUL, que unirá os Campus das cidades de Imperatriz (unidades Centro e Bom Jesus), Grajaú e Balsas.
O propositor vereador Carlos Hermes (PCdoB) conduziu esta audiência convidando para compor a mesa o Prof. Leonardo Hunaldo (Diretor UFMA Imperatriz), Prof. Marco Antônio Gehlen (superintendente de infraestrutura da UFMA), a Profª. Luciléa Ferreira (reitora Uemasul), Lilian Castelo Branco de Lima (vice-reitora UEMASUL), Prof. Aluísio Júnior (diretor da UFMA Grajaú), e o Deputado Federal Josivaldo JP (PSD).
Registramos também, na extensão da mesa os estudantes Ágata Barros (CA de Direito), João Penha (CA Medicina), José Miguel (CA Pedagogia), Eduardo Guilherme (CA Ciências Naturais), Lauro Pinheiro (Diretor Geral IFMA Imperatriz).
“É com imensa satisfação que estamos aqui para representar toda a comunidade da UFMA de Imperatriz. Uma nova universidade traria múltiplas melhorias para a região, ampliaria o acesso a graduação e pós graduação, formando cidadãos e profissionais. Traz também desenvolvimento econômico social, gerando empregos diretos e indiretos promovendo a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade por meios de serviços de saúde, cultura, esporte e lazer como bem vem fazendo a nossa UEMASUL aqui na região”, declarou Leonardo Hunaldo.
O Prof. Marco Gehlen, que estava representando o reitor da UFMA, o Prof. Natalino Salgado, expressou que depois de 40 anos desde a criação do Campus Imperatriz, foi escolhido um representante local para o quadro da gestão superior da instituição, citando o vice-reitor Prof. Marcos Fábio, para reforçar os pedidos feitos nos campus da região.
Através de videoconferência on-line, o Deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB), líder da bancada maranhense, reafirmou seu compromisso para que o projeto avance no congresso. A Senadora Eliziane Gama (Cidadania) reforçou que o projeto já está nas mãos do Ministro da Educação, Camilo Santana.
Todos os discursos reforçaram a necessidade da nova universidade federal, com autonomia financeira, criação de novos cursos e uma gestão mais próxima da comunidade acadêmica.
Uma nova IFES
A nova universidade nascerá com uma estrutura que engloba: 5.512 alunos, 255 professores e 101 técnicos administrativos, espalhados por três campus, nas cidades de Imperatriz (Unidades Centro e Bom Jesus), Grajaú e Balsas. São, ao todo, 15 cursos de graduação, 05 mestrados e 01 doutorado.
(Fotos: Ingrid Chaves-Ascom Câmara Municipal de Imperatriz).