Aulas presencias na educação infantil e fundamental não estão permitidas em Imperatriz,diz prefeitura
A nota de esclarecimento foi publicada no site da prefeitura na manhã desta quinta-feira(30).
Maranhão Notícias
IMPERATRIZ – A Prefeitura de Imperatriz emitiu nota, na manhã desta quinta-feira(30), em que explica que o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede de ensino infantil e fundamental privada não está autorizado. A medida visa esclarecer a população após alguns estabelecimentos e ensino infantil e fundamental da rede privada terem anunciado o retorno das aulas presenciais para o dia 3 de agosto.
A nota assinada pelo secretário de Governo, Eduardo Sousa, diz que a portaria de nº 544/2020 do Ministério da Educação, ainda, não autoriza essa retomada.
A Prefeitura de Imperatriz publicou decreto na última segunda-feira (27), em que flexibiliza várias atividades com medidas sanitárias rígidas. Estão permitidos as formaturas, bailes, casamentos, aniversários e a contratação de bandas, DJ´s e demais artistas em casas de eventos, sem a utilização de pistas de dança e o estabelecimento deverá respeitar a distância mínima de 2 metros entre as mesas.
Continuam proibidas as interações físicas entre público e banda ou artista entre outros.
Outras atividades liberadas foram o funcionamento das instituições de ensino superior e de cursos técnicos ou profissionalizantes de forma presencial, mas com a palavra final dos colegiados desses estabelecimentos. E claro, em todas as medidas de segurança deverão ser cumpridas.
Nota de Esclarecimento
Sobre o anunciado propósito, da parte de alguns estabelecimentos de ensino infantil e fundamental da rede particular, de retorno das aulas presenciais para o dia 03 de agosto, segunda-feira próxima, informamos que o decreto municipal (em consonância com portaria 544/2020 do Ministério da Educação) ainda não autoriza essa retomada.
É consenso que não há segurança até o momento; o vírus está circulando, O PERIGO É REAL e não se vislumbra, AINDA, uma vacina.
Observe-se que critérios de flexibilização são específicos para os diferentes públicos e ambientes. O zelo para com as crianças é diferenciado; requer muito mais cautela.
A Prefeitura permanece disponível para dialogar com representantes das escolas, para que se obtenha a melhor decisão, preservando vidas e obedecendo diretrizes das autoridades sanitárias.
Imperatriz, 30 de julho de 2020
Eduardo Soares Sousa
Secretário de Governo.
(Foto: Arquivo Maranhão Noticias).