Câmara aprova Indicação que pede descentralização das consultas ambulatoriais em Imperatriz
A indicação aprovada pelo plenário será enviada ao Poder Executivo, a quem cabe acatar ou não.
Câmara Municipal de Imperatriz-Divulgação
IMPERATRIZ – Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (5), o vereador Dr. Elias Holanda (Republicanos) apresentou a Indicação nº 23/2025, solicitando a descentralização dos serviços de consultas ambulatoriais das especialidades médicas no município. A proposta tem como objetivo evitar a sobrecarga nos atendimentos, atualmente concentrados nos três poderes, e garantir um acesso mais equilibrado e eficiente à saúde pública.
Ao defender a matéria, o vereador argumentou que, como profissional de saúde, observa diariamente o impacto do grande volume de pacientes sobre os serviços, o que compromete a qualidade do atendimento. Segundo ele, a solução seria a subdivisão dos atendimentos em microrregiões, descentralizando consultas de especialidades como ortopedia, cardiologia e angiologia.
“Atualmente, essas consultas ambulatoriais especializadas ocorrem apenas nos três poderes, resultando em superlotação e dificuldades no atendimento tanto para os moradores locais quanto para aqueles que vêm de fora. Podemos redistribuir esses atendimentos em macrorregiões”, afirmou Dr. Elias Holanda.
A proposta sugere que os atendimentos sejam realizados em diversas regiões estratégicas, como a Grande Bacuri, Grande Vila Nova e Santa Rita, garantindo acesso facilitado à população e melhorando a qualidade do serviço prestado.
O vereador Alcemir Costa (Podemos) destacou a relevância da descentralização para uma cidade como Imperatriz, que enfrenta dificuldades de acessibilidade e locomoção.
“As especialidades são muitas, e concentrá-las em um único local sobrecarrega o sistema e dificulta o acesso da população. A descentralização é essencial para melhorar a qualidade dos atendimentos”, afirmou.
A indicação também recebeu apoio de outros parlamentares. Os vereadores Rubinho Lima (Mobiliza), Raimara Lima (PSD), Rosângela Curado (PL), Adhemar Freitas Jr (MDB), Francisco Messias (PDT) e Junior Gama (PSD) parabenizaram a iniciativa e ressaltaram a necessidade de descentralizar e integrar os setores de saúde, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes para a população.
Informações adicionais
Conforme o Regimento Interno, com a aprovação, a matéria será encaminhada ao Poder Executivo, a quem cabe executar ou não.
Diferentemente de lei que pode ser sancionada ou vetada, no caso de Indicação o executivo tem a prerrogativa de aceita ou não. A matéria foi aprovada por ampla maioria e tem uma sugestão razoável, há grandes chances de ser executada.
(O vereador Dr. Elias Holanda foi o autor da Indicação. Foto: Assessoria).