Câmara aprova lei que institui Dia Municipal de conscientização sobre a Síndrome de Edwards
Confira sobre esta e outras matérias votadas na Cãmara.
Câmara Municipal de Imperatriz-Divulgação
IMPERATRIZ – A Câmara Municipal de Imperatriz realizou, na manhã de ontem, terça-feira (6), a 31ª Sessão Ordinária do 1º Período da 20ª Legislatura, com a discussão e votação de diversas matérias. Entre os destaques, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 8/2025, que institui no município a “Lei Eduardo Davi”, em alusão ao Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards, a ser celebrado anualmente no dia 6 de maio.
Nessa data, o poder público deverá promover ações culturais, sociais e de assistência familiar, além de visitas domiciliares voltadas à conscientização coletiva e ao respeito à condição genética. O autor do projeto, vereador Adhemar Freitas Jr (MDB), destacou a importância da iniciativa como forma de garantir apoio às famílias e ampliar a visibilidade da causa.
“Que possamos, nessa data, cumprir a nossa função de fiscalizar, propor e incentivar políticas públicas que acolham com dignidade essas famílias. Que possamos falar de vida, e falar das famílias de Imperatriz com respeito e dignidade”, defendeu o parlamentar.
Durante a sessão, também foram aprovadas várias indicações com foco em infraestrutura, lazer e cultura. A indicação nº 384/2025, do vereador Francisco Messias (PDT), solicita ao Gestor Municipal e ao Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Getúlio Ferreira Melo Júnior, a ampliação do programa “Ruas de Lazer” para bairros periféricos e povoados da zona rural, garantindo o acesso ao esporte e ao lazer em todo o município.
A indicação nº 391/2025, de autoria do vereador Jhony Pan (PSD), propõe parceria com o deputado federal Josivaldo dos Santos, o deputado estadual Eric Costa, o Gestor Municipal e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos para o bloqueteamento com meios-fios e sarjetas das ruas E-9, F-3 e E-7, no bairro Jardim Tropical.
O vereador Alberto Sousa (PDT) apresentou a indicação nº 420/2025, solicitando parceria com o senador Weverton Rocha, o governador Carlos Brandão e o Gestor Municipal para a construção de quatro restaurantes populares nas regiões do Santa Rita, Cafeteira, Vila Lobão e Bacuri. Já a indicação nº 426/2025, do vereador Alcemir Costa (Podemos), requer parceria entre o Governo do Estado, a AGEMSUL, o Gestor Municipal e a Secretaria Municipal de Infraestrutura para execução de obra de recuperação da pavimentação asfáltica, com drenagem e esgotamento sanitário, nas ruas Benedito Silvestre Moraes (entre as ruas Santos Dumont e Catulo da Paixão Cearense) e Rua Tiradentes (entre a Avenida São Sebastião e a Rua Benedito Silvestre de Moraes), no bairro Vila Nova.
A indicação nº 431/2025, apresentada pelo vereador Whalassy Oliveira (PT), solicita providências para a elaboração de projeto de revitalização completa do Teatro Ferreira Gullar e/ou a construção de um novo teatro municipal em Imperatriz, com estrutura moderna, acessível e adequada, ampliando a oferta de espaços culturais e atendendo à crescente demanda da população por atividades artísticas e culturais.
A indicação nº 452/2025, de autoria do vereador Wanderson Manchinha (MDB), requer o bloqueteamento da Rua Colinas, entre a Rua Itaúna e a Avenida Estocolmo, no bairro Vilinha, visando melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança e durabilidade à obra.
Por fim, a indicação nº 462/2025, da vereadora Jorgiana Boca da Mata (PL), propõe a recuperação asfáltica ou bloqueteamento da Rua W1, no Parque São José, com drenagem adequada, sarjetas e guias, assegurando mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores da região.
(Foto: Assessoria da Câmara Municipal de Imperatriz).